sexta-feira, 6 de abril de 2018
Digitalize as fitas VHS antigas com o GNu/Linux
Aprenda a digitalizar as suas fitas VHS no GNU/Linux!
Acredio que, assim como eu, Muita gente ainda guarda as fitas VHS (seja por saudosismo, Intem que marou uma época ec...) .
O fato é que mesmo as fftas VHS já deixaram ( e há um bom tempo) de ser suportadas e/ou reproduzidas pelo simples fato de não se existir mais hoje em dia os gravadores/reprodutores de fitas VHS (VCR).
Muitos dos conteúdos comerciais de VHS já foram digitalizados para os outros formatos e mídia tis como CD/DVD, Blu Ray, Streamig, etc.. sobrando o conteúdo doméstico (grvações caseiras etc...)..
A dica abaixo é muito valiosa para os usuários que desejam digitalizar ( e salvar) e as imagens de um passeio, casamento, aniversário que foi gravado em VHS.
1-Hardware
Primeiramente devemos possuir um videocassete ou algum gravador de vídeo para conseguir reproduzir vamos precisar de uma placa de captura de vídeo .
Obs: Caso vvocê use um laptop, pode achar placasde capruras externas e, se você usar um desktop, provavelmente preferirá uma placa PCI.
Deve-se escolher uma placa que seja compatível com o Linux. pois, existem drivers para o kernel livre. Antigamente esta foi uma dor de cabeça, mas atualmente é comum que os mais conhecidos tenham suporte para Linux (Hauppauge, Avermedia, …).
Obs: Se você usar uma distribuição 100% gratuita, você encontre problemas para instalar certos pacotes de codecs e firmware específico, como o firmware ivtv .
Após a placa de vídeo ter sido instalada (ela deve ter uma conexão RCA) para que a mesma possa ser conectada por um cabo RCA ao videocassete , e com isso tudo estará pronto para se iniciar a conversão ou a digitalização.
2- Verificar a saída de vídeo
Com tudo conectado e pronto, vamos abrir um player de vídeo como o VLC ou o mplayer. que é para se verificar se a saída de vídeo que conectamos à entrada da captura de vídeo está funcionando corretamente. Do contrário, teremos que instalar os drivers corretamente ou o pacote que já foi mencionado acima.
Caso não exista nenhum problema, e com tudo OK é possível assistir ao vídeo que está sendo reproduzido no videocassete.
Você também deve ter instalado outros pacotes básicos como ffmpeg e V4L-utils responsável para trabalhar com o sinal de vídeo. Além disso, ele deve ser configurado para aceitar a entrada RCA (se você tiver cabo coaxial ou S-video deve mudar esta etapa):
v4l2-ctl -i 2
3-Digitalizando
Para iniciar a gravação do quefoi obtido através da captura de vídeo,pode-se usar programas diferentes. Porém, recomendado é usar diretamente o mplayer para que capte a partir do nosso dispositivo de captura, no caso o /dev /video0:
mplayer -cache 8192 /dev/video0 -dumpstream -dumpfile mi_video.mp4
E pronto! já temos um vídeo digital no formato meu_video.mp.
Até a próxima!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário