FERRAMENTAS LINUX: O driver RADV Vulkan possui suporte de rasterização fora de ordem, pequeno aumento de desempenho

quarta-feira, 4 de abril de 2018

O driver RADV Vulkan possui suporte de rasterização fora de ordem, pequeno aumento de desempenho




Confira!!



O driver RADV Vulkan baseado em Mesa recebeu suporte inicial para suporte fora de rasterização, mas atualmente está desabilitado por padrão.

Em 2016, os desenvolvedores da AMD introduziram a extensão VK_AMD_rasterization_order para tratamento de rasterização fora de ordem. Esta extensão VK_AMD_rasterization_order está presente desde o Vulkan 1.0.12 e já foi suportada no AMDGPU-PRO .

O modo de rasterização fora de ordem não impõe garantias de pedidos de primitivas e, por sua vez, pode permitir um melhor processamento paralelo. Obviamente, é relevante apenas nos casos em que a ordem de rasterização primitiva não é importante.

Existe esta postagem GPUOpen de 2016 que anunciou sua extensão VK_AMD_rasterization_order. Nesse post eles notaram que em algumas cargas de trabalho da Vulkan o desempenho poderia ser cerca de 10% melhor.








A partir desta manhã, o suporte à VK_AMD_rasterization_order está em vigor no Mesa Git, mas não ativado por padrão. A variável de ambiente RADV_PERFTEST = outoforder é necessária para habilitar essa funcionalidade de rasterização fora de ordem. Além disso, a extensão só funciona com hardware de ilhas vulcânicas e mais recente.

Este trabalho foi feito por Samuel Pitoiset da Valve e ele observa "pequenas melhorias de desempenho" em jogos relevantes. Eu estarei iniciando alguns novos benchmarks RADV Git nos próximos dias.

Fonte

Até a próima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário