FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux 4.17 está btendo uma correção que pode ajudar os sistemas AMD a conservar energia quando inativo

domingo, 29 de abril de 2018

O kernel Linux 4.17 está btendo uma correção que pode ajudar os sistemas AMD a conservar energia quando inativo




Confira!!


Além de outras promissoras melhorias na economia de energia do kernel  Linux 4.17 , uma correção separada foi enfileirada hoje para potencialmente ajudar os sistemas AMD a economizar energia.

Um engenheiro da AMD notou que, com o código do kernel Linux existente, o uso da instrução MWAIT é suportado e usado, mas nos processadores da AMD, mas não permite estados c mais profundos do que C1 com hardware de geração atual. A instrução MWAIT x86 é usada como uma dica para permitir que o processador entre em um estado otimizado específico da CPU.

Assim, com o código do kernel até agora, nos processadores da AMD, ele poderia deixar de entrar em alguns dos mais profundos estados de economia de energia. Mas com esse patch simples , isso não é mais o caso.

Os sistemas AMD recentes suportam o uso de MWAIT para o estado C1. No entanto, o MWAIT não permitirá cstates mais profundos que C1 nos sistemas atuais.

play_dead () espera usar o estado mais profundo disponível. O estado mais profundo disponível nos sistemas AMD é alcançado através de SystemIO ou HALT. Se o MWAIT estiver disponível, ele é preferido em relação aos outros métodos, portanto, a CPU nunca atinge o estado mais profundo possível.






Não tente usar o MWAIT para play_dead () em sistemas AMD. Em vez disso, use CPUIDLE para entrar no estado mais profundo anunciado pelo firmware. Se CPUIDLE não estiver disponível, então faça o fallback para HALT.

A boa notícia é que este patch também é copiado para o kernel estável do kernel também deve aparecer nas várias filiais mantidas em breve, em vez de ter que esperar pelo kernel Linux 4.17.

Será interessante ver o impacto na economia de energia dos sistemas AMD Zen como resultado dessa mudança. A solicitação de pull dos patches x86 hoje diz que "impede o consumo excessivo de energia", mas não fornece detalhes, mas eu vou testar isso em breve no Linux Git.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário