FERRAMENTAS LINUX: O Google está habilitando o DNS por TLS no Android P para melhorar a proteção e a privacidade

sexta-feira, 13 de abril de 2018

O Google está habilitando o DNS por TLS no Android P para melhorar a proteção e a privacidade




Será ativado por padrão para cada nova conexão



O Google anunciou hoje que traz suporte ao DNS sobre TLS na próxima versão Android P de seu sistema operacional móvel baseado em Linux para uma camada extra de proteção e melhor privacidade.

Por padrão, as solicitações do Sistema de Nomes de Domínio (DNS) são enviadas por uma conexão de texto simples, portanto o DNS sobre TLS tem como objetivo executar uma resolução de DNS remota por meio do protocolo TLS (Transport Layer Security) seguro. O Google quer tornar seu sistema operacional Android mais seguro para todos os usuários e implementou o suporte DNS sobre TLS na última visualização do Android P Developer.

"O Android P Developer Preview inclui suporte integrado para DNS sobre TLS. Adicionamos um modo de DNS privado às configurações de rede e internet", disse Erik Kline, engenheiro de software do Android. "Por padrão, os dispositivos atualizam automaticamente para o DNS através do TLS se o servidor DNS da rede oferecer suporte a ele. Mas os usuários que não quiserem usar o DNS por TLS podem desativá-lo."

Como funciona o DNS sobre TLS no Android P

O novo suporte DNS sobre TLS implementado no Android P protege automaticamente todas as consultas DNS de aplicativos instalados que desejam acessar a Internet. Ele será ativado por padrão para todos os usuários que atualizarão para o Android P no final deste ano, mas não funcionará com aplicativos que realizam suas consultas de DNS usando APIs próprias, em vez das APIs padrão do sistema.

Para usar um provedor de DNS privado, os usuários terão que digitar um nome de host. Em seguida, todas as consultas DNS serão enviadas pelo sistema operacional Android ao respectivo servidor DNS por meio do protocolo TLS (Transport Layer Security) seguro. Se esses servidores DNS privados não puderem ser acessados, eles serão marcados como "Sem acesso à Internet".







Os desenvolvedores de aplicativos Android poderão integrar o suporte DNS sobre TLS em seus aplicativos usando a nova API LinkProperties.isPrivateDnsActive () fornecida pelo Google com a Visualização do desenvolvedor do Android P, que você pode fazer o download para fins de teste aqui. O Google espera que todos os sistemas operacionais incluam transportes seguros para o DNS no futuro.


Fonte

Até a próximaa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário