FERRAMENTAS LINUX: Os desenvolvedores da Red Hat continuam trabalhando no OpenCL / Compute para o Nouveau

sábado, 28 de abril de 2018

Os desenvolvedores da Red Hat continuam trabalhando no OpenCL / Compute para o Nouveau




Confira!!


Karol Herbst e outros membros da Red Hat continuam trabalhando para melhorar a computação de GPU de código aberto para Linux, particularmente para o driver NVIDIA de engenharia reversa de código aberto Nouveau.

O desenvolvedor de longa data da Nouveau, Karol Herbst, que se juntou à Red Hat no final de 2017, vem trabalhando no suporte de computação da Nouveau desde que se juntou à empresa. Ele recebeu suporte do NIR para o Nouveau, a fim de obter suporte do SPIR-V para o OpenCL, embora também auxilie na habilitação do Vulkan para esse driver de código aberto.

Os últimos patches da Herbst foram lançados hoje e são algumas extensões do NIR para cobrir algumas operações de conversão estendidas que o OpenCL precisa. Essas são algumas melhorias básicas no código comum do compilador NIR / SPIR-V no Mesa.




Ele não é o único que trabalha com computação de GPU de código aberto, mas Jerome Glisse, da Red Hat, que planejou o agora Heterogêneo Memory Management (HMM), também continua trabalhando nesta área. Um de seus projetos recentes para testes é o " Moche " como um "programa de teste burro" para testar o HMM dentro do Nouveau.

Embora o motivo pelo qual a Red Hat esteja investindo tanto no driver Nouveau de código aberto para computação com GPU seja o que realmente deixa perplexo ... Especialmente porque a maioria dos usuários de workstations / corporações não se opõe a usar a pilha proprietária da NVIDIA, que é bem suportada no RHEL. Mas mais urgente é que a série GeForce GTX 900 e as mais recentes ainda não tenham nenhum suporte para re-clocking para permitir que as GPUs aumentem suas freqüências de clock de inicialização (significativamente baixas). E para que o re-clocking seja resolvido é um grande desafio e provavelmente requer que a NVIDIA liberte mais imagens de firmware assinadas para permitir que o gerenciamento de energia seja controlado pelo driver Nouveau, etc. Não houve avanços recentes no combate ao re-clocking de GPU discreto de código aberto para Maxwell / Pascal, pelo menos publicamente. Então, uma vez que este suporte a GPGPU da Nouveau está em vigor,


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário