FERRAMENTAS LINUX: Site aprimorado do Flathub torna mais fácil encontrar aplicativos Flatpak

sábado, 7 de abril de 2018

Site aprimorado do Flathub torna mais fácil encontrar aplicativos Flatpak



Apenas ficou mais fácil encontrar e instalar aplicativos Flatpak em distribuições Linux como o Ubuntu.




Uma nova versão do site Flathub está agora disponível no Flathub.org , embora em versão beta.

O front-end aprimorado para o que é de fato a loja de aplicativos Flatpak oferece opções de pesquisa, navegação e instalação.

Está repleto de descrições de aplicativos, capturas de tela, categorias navegáveis, pesquisa, meta-informações e um design bem fluido.

Seções curadas úteis destacam software notável disponível através do hub, incluindo:


  • Apps populares
  • Destaques do Jogo
  • Escolhas do editor
  • Aplicativos novos e atualizados


Por que usar a interface da Web do Flathub?

O Flatpak foi concebido como um formato universal de empacotamento e distribuição de aplicativos que funciona mais ou menos da mesma forma em qualquer distribuição Linux. É semelhante a (mas tem algumas diferenças sutis) do Snappy da Canonical.

Ter um ponto de extremidade universal e de fácil acesso é importante para os fãs de aplicativos e desenvolvedores de aplicativos. A loja online não faz suposições sobre qual distro (se houver) você pode estar usando.

Por exemplo, embora o Ubuntu e o Fedora usem o GNOME Software como sua principal loja de aplicativos, o Linux Mint usa sua própria ferramenta de software, assim como o KDE Neon - ainda que os aplicativos Flatpak possam ser executados em todos eles.

Enquanto você pode procurar por aplicativos no Flathub usando o aplicativo Ubuntu / GNOME Software, a experiência está longe de ser ideal. É lento, confuso e sem controle granular sobre o que você vê.

Em comparação, a interface web do Flathub é rápida,  ágil e, com instalações de um clique (que agora funcionam no Ubuntu 18.04 desde que você instale o plugin Flatpak primeiro), super fácil de usar.

O que eu realmente aprecio, digamos, na interface da web da Snapcraft, é o fato de o Flathub listar 'informações adicionais'  que você pode querer saber, como número da versão, data de atualização, editor e licença.

Naturalmente, o front-end da loja, que foi liderado por Jorge Garcia Oncins , é open-source. Você pode encontrá-lo no Github aqui.







Se você estiver usando um tema GTK conhecido como Ambiance, Arc ou Adapta, os aplicativos Flatpak devem ser compatíveis.






Notas

Se você ainda não usou o Flatpak ou o Flathub no Ubuntu, é necessário primeiro instalar o seguinte:

sudo apt instalar flatpak gnome-software-plugin-flatpak

Você também precisará adicionar o Flathub ao seu sistema:

flatpak remote-add --if-não existe flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Finalmente, é melhor reiniciar o sistema para que as várias alterações entrem em vigor totalmente.

Os botões 'clique para instalar' exibidos no site do Flathub não funcionam no Ubuntu 17.10. Você pode instalar aplicativos do Flathub usando a linha de comando ou pesquisando-os manualmente no aplicativo Software.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário