FERRAMENTAS LINUX: Lubuntu, Kubuntu e Xubuntu também podem descartar o suporte para novas instalações de 32 bits

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Lubuntu, Kubuntu e Xubuntu também podem descartar o suporte para novas instalações de 32 bits




O Ubuntu Kylin poderia se juntar a eles logo

Os desenvolvedores do Ubuntu, Bryan e Simon Quigley, escreveram uma proposta para o resto dos sabores oficiais do Ubuntu para derrubar o suporte de 32 bits (i386) para novas instalações, começando com o lançamento do Ubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish).

Como você sabe, no início do ciclo do Ubuntu 18.10 , os mantenedores dos sabores oficiais Ubuntu MATE , Ubuntu Budgie e Ubuntu Studio decidiram não mais suportar imagens ISO de 32 bits. Mas agora parece que Lubuntu , Kubuntu , Xubuntu e Ubuntu Kylin podem se juntar a eles em breve.

"Com o Ubuntu MATE, o Ubuntu Budgie e o Ubuntu Studio unindo o Ubuntu Desktop e Server ao não oferecer suporte a i386 para concentrar seus esforços, e essas estatísticas em mente, nós (sabores) deveríamos nos juntar a eles", disse Bryan Quigley, da Canonical. "Agora é o momento ideal para fazê-lo."

Por que os sabores do Ubuntu estão reduzindo o suporte de 32 bits?

A decisão para o resto dos sabores oficiais do Ubuntu de largar a porta i386 (32 bits) é um esforço da comunidade Ubuntu e é baseada em algumas estatísticas recentes coletadas por eles. Eles mostram que a maioria dos usuários que usam versões de 32 bits de qualquer tipo de Ubuntu está executando-os em hardware de 64 bits (amd64).

Além disso, parece que as máquinas que executam um sistema operacional de 32 bits (i386) * buntu em um computador compatível com AMD64 são vulneráveis ​​à vulnerabilidade crítica de segurança do Meltdown. De acordo com Bryan Quigley, isso não aconteceria se eles estivessem usando um sistema operacional de 64 bits (amd64) * buntu, embora alguns hardwares i386 não sejam vulneráveis.

Neste momento, a ideia para o resto dos sabores oficiais do Ubuntu de largar o suporte de 32 bits para novas instalações é apenas uma simples proposta, e além dos mantenedores do Lubuntu, os mantenedores do Kubuntu, Xubuntu e Ubuntu Kylin não expressaram seu apoio a isso. proposta no momento da redação.

Entramos em contato com os mantenedores do Lubuntu e do Kubuntu e atualizaremos essa história quando aprendermos mais. Enquanto isso, os usuários não devem se preocupar porque o Ubuntu 18.04 LTS acabou de ser lançado e terá suporte por 3 anos em todos os tipos oficiais de hardware de 32 e 64 bits.


Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário