FERRAMENTAS LINUX: Mark Shuttleworth fala sobre as novas ideias para o instalador do Ubuntu com HTML5 / Electron & Snaps

terça-feira, 8 de maio de 2018

Mark Shuttleworth fala sobre as novas ideias para o instalador do Ubuntu com HTML5 / Electron & Snaps






Confira!!



Mark Shuttleworth expressou publicamente algumas ideias para um instalador de desktop Ubuntu da próxima geração.

Embora o Ubuntu Server 18.04 tenha um novo instalador , o instalador do Ubuntu "Ubiquity" não mudou muito durante a última década. Vimos alterações aqui e ali do recurso de importação de dados do Windows que funcionava para tirar uma foto de câmera da Web para sua conta, mas a maior parte do Ubiquity foi mantida desde que foi introduzida como parte do Ubuntu LiveCD / Experiência USB. Parece que a Canonical pode começar a trabalhar em um instalador de próxima geração.

Mark Shuttleworth iniciou uma conversa sobre " Ubiquity NG " (Ubiquity de próxima geração). Entre suas idéias expressas:

- Existe agora o instalador de bare-bones Curtin. Curtin, na sua forma atual, é "contundente, breve, pegajoso, discreto e sem cerimônias". O Curtin é usado pelo novo instalador do servidor Subiquity, bem como pela plataforma canônica MAAS (Metal as A Service).

- A plataforma MAAS oferece ótimas interfaces HTML para configuração de rede / armazenamento. Das interfaces existentes do MAAS, eles poderiam criar um instalador de HTML5.

- O Electron agora está presente como a estrutura de aplicativo HTML5. Embora o Electron seja bastante controverso entre os usuários por ser lento e ter muita fome, Mark se refere a ele como "usado por desenvolvedores de aplicativos de classe mundial. O Skype, o Spotify e uma grande quantidade de ótimos aplicativos no Ubuntu são aplicativos eletrônicos".

- Os Snaps são "formas incrivelmente saborosas de obter os últimos pedaços nas mãos de sua comunidade".

O que ele está basicamente começando é para um novo instalador de desktop Ubuntu com um instalador HTML5 movido a eletricidade reutilizando componentes Curtin / MAAS existentes e também aproveitando Snaps como sua tecnologia de entrega de aplicativos preferida. Será interessante ver onde isso leva.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário