FERRAMENTAS LINUX: Milhares de aplicativos Android infectados são encontrados na Google Play Store

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Milhares de aplicativos Android infectados são encontrados na Google Play Store




Os aplicativos já foram removidos pelo Google, diz o Avast

A empresa de segurança Avast descobriu nada menos que 26 aplicativos na Google Play Store que incluíam adware forçando anúncios em sistemas comprometidos, usando um comportamento especial para tornar mais difícil para os usuários remover a infecção.

Os aplicativos foram baseados na estrutura de desenvolvimento do Cordova e usaram vários nomes de desenvolvedores, provavelmente em uma tentativa de evitar que todos fossem removidos de uma vez pelo Google. Eles foram publicados em uma ampla variedade de categorias, como criptomoedas, conversores de moedas, clima e condicionamento físico. Muitos gravaram vários milhares de downloads.

Depois de baixados em um dispositivo Android e lançados pela primeira vez, os aplicativos removeram seus ícones da tela inicial, provavelmente para dificultar a remoção dos usuários, mas também para dificultar a descoberta de qual aplicativo estava causando problemas. comportamento.

Anúncios na tela de bloqueio

Eles começaram a exibir anúncios, mesmo nas telas inicial e de bloqueio, enquanto coletavam informações como identificador exclusivo, nome do pacote de aplicativos e versão do sistema operacional Android. Todas as informações foram enviadas para um servidor remoto e, em alguns casos, o Avast afirma que os aplicativos também esperavam por links de um segundo servidor remoto, com maior probabilidade de baixar aplicativos adicionais.

“Com base nas informações que os apps enviam de volta ao servidor, não achamos que essas informações estavam sendo usadas para espionar o usuário, mas para confirmar se o telefone tinha a configuração certa para enviar cargas úteis ou se os anúncios poderiam ser exibido corretamente ”, diz o Avast .

Muitos dos aplicativos que foram baixados após a infecção por adware têm comentários relevantes postados por usuários cujos dispositivos foram comprometidos e foram forçados a instalar cargas úteis adicionais. Além disso, houve também comentários de 5 estrelas em algumas ocasiões, mas Avast diz que esses comentários eram mais prováveis ​​de serem falsos.

O Google já removeu todos esses aplicativos da Google Play Store, e os usuários que desejam desinstalar esses aplicativos precisam fazer isso na Loja, pois o ícone na tela inicial já foi removido 


Até a próxima!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário