Confira!!
O trabalho de otimização do planejador de kernel do Linux continua e parece que para o Linux 4.18 haverá pelo menos outra otimização para ajudar as vCPUs em um ambiente virtualizado.
Rohit Jain, da Oracle, enviou um patch esta semana que já está em fila como parte do trabalho do agendador para a próxima série do kernel, o Linux 4.18. O patch é sched / core: não agende threads em vCPUs pré-esvaziadas . Rohit explicou:
Nas configurações de paravirt atuais, os spinlocks determinam se uma vCPU está sendo executada para determinar se o spinlock deve ou não se preocupar em girar. Podemos usar a mesma lógica para priorizar CPUs ao agendar threads. Se uma vCPU tiver sido antecipada, ela incorrerá no custo extra de VMENTER e no tempo que ela realmente gasta para estar em execução na CPU do host. Se tivéssemos outras vCPUs que estivessem realmente rodando na CPU do host e ociosas, deveríamos programar as threads lá.
O desenvolvedor da Oracle descobriu que os aprimoramentos com o benchmark do "schbench" melhoraram em geral em alguns por cento, mas em alguns casos aumentaram em até 8 a 25% com esse patch de três linhas para retornar quando a vCPU é antecipada.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário