FERRAMENTAS LINUX: O Lubuntu está finalmente se movendo para o LXQt por padrão com o lançamento do Lubuntu 18.10

quinta-feira, 3 de maio de 2018

O Lubuntu está finalmente se movendo para o LXQt por padrão com o lançamento do Lubuntu 18.10



O Lubuntu 18.10 será o primeiro lançamento sem desktop LXDE

O gerente de lançamento do Lubuntu, Simon Quigley, anunciou que o sistema operacional Lubuntu 18.10 seria lançado com o ambiente de desktop LXQt por padrão em vez do LXDE.

Já se passaram três longos anos desde que a equipe do Lubuntu nos prometeu que abandonaria o ambiente de desktop LXDE em favor do LXQt mais moderno baseado em Qt, mas agora parece que finalmente está acontecendo. O Lubuntu 18.10 será o primeiro lançamento a ser fornecido com o LXQt como ambiente de desktop padrão, em vez do LXDE, de acordo com Simon Quigley .

A primeira versão que deveria passar para o LXQt por padrão foi Lubuntu 15.10, também conhecido como Wily Werewolf. A equipe de Lubuntu da época anunciou que o Lubuntu 15.04 (Vivid Vervet) seria o último lançamento a ser lançado com o LXDE enquanto eles preparam a migração para o LXQt, mas isso nunca aconteceu, até hoje.

Claro, havia o Lubuntu Next thingy que nunca chegou a ver a luz do dia, que incluiu o ambiente de desktop LXQt por padrão. Os primeiros Lubuntu Next baseados em LXQt são construídos durante o ciclo de desenvolvimento do Lubuntu 17.10 (Artful Aardvark), e ainda estão disponíveis hoje, mas não para uso diário.

O Lubuntu Next terá desaparecido, o Lubuntu 18.10 será fornecido com o LXQt por padrão

Então, depois de três anos, finalmente está acontecendo. Lubuntu 18.10 será a primeira versão do Lubuntu a ser fornecida com o ambiente de desktop LXQt por padrão, já que Lubuntu Next terá desaparecido e as versões mais antigas, ainda suportadas do Lubuntu, como Lubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) serão chamadas de Lubuntu Classic.

Simon Quigley confirmou que o principal objetivo do Lubuntu ainda será oferecer aos usuários um sistema operacional leve que funcione sem interrupções em máquinas antigas de 10 anos atrás. O LXQt agora está maduro o suficiente para ser usado diariamente, e está ficando mais forte a cada novo lançamento.

O Lubuntu 18.10 chegará em algum momento de outubro de 2018, mas, até lá, você pode usar a versão atual estável e de longo prazo, o Lubuntu 18.04 LTS , que traz o novo design do Lubuntu Next, o kernel do Linux 4.15, componentes atualizados do LXDE e todos as guloseimas do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) .



Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário