FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao GCC 9 salta para as versões mais antigas de microarquitetura ARM

sábado, 19 de maio de 2018

O suporte ao GCC 9 salta para as versões mais antigas de microarquitetura ARM




Confira!



O lançamento do compilador do GCC 9 do próximo ano estará eliminando o suporte para versões mais antigas do ARM.

Felizmente, o ARMv7 e o mais recente ainda estão em grande forma, pois ainda são comuns e até mesmo o suporte ao ARMv6 também é suportado pela Coleção de Compiladores GNU. Mas a partir de sexta-feira eles abandonaram o suporte para o ARMv3 e mais antigos, seguido pela queda do ARMv5 e do ARMv5E .

A queda do ARMv3 e mais antiga inclui, finalmente, a eliminação do suporte para o ARM2. O alvo do ARM2 no GCC finalmente não é mais.

Isso não é uma grande surpresa, embora o suporte pré-ARMv4T tenha sido descontinuado, já que o GCC 6 e o ​​suporte ao ARMv5 foram preteridos desde o GCC 7 no ano passado.

O hardware ARMv3 foi produzido de 1993 a 2001, com o conjunto de instruções Thumb 16-bit sendo a grande novidade. Os processadores ARMv5 apresentaram melhorias na eficiência térmica e no relógio, mas estão fora de produção há mais de uma década. O ARMv5 é encontrado em alguns tablets Archos mais antigos e em alguns outros dispositivos antigos e aleatórios, mas nada muito relevante para as necessidades atuais e, especialmente, onde é necessário um toolchain de compilador moderno. Para encurtar a história, espero que ninguém se importe com o cancelamento desse suporte para o compilador do GCC 9.1 com lançamento previsto para 2019.

Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário