O sistema operacional será lançado apenas como uma imagem ISO de 64 bits
Aqui vamos nós! O líder do projeto Ubuntu MATE, Martin Wimpress, anunciou hoje que a próxima versão do Ubuntu MATE 18.10 não estaria disponível como uma imagem ISO de 32 bits (i386).
Seguindo os passos do Ubuntu , o sabor oficial do Ubuntu MATE está derrubando suporte para instalações de 32 bits com o lançamento de 18.10, que deve chegar às ruas no final deste outono em outubro. Apenas uma imagem ISO de 64 bits será lançada para o Ubuntu MATE 18.10.
"Após o lançamento bem-sucedido do Ubuntu MATE 18.04 LTS na semana passada, o ciclo de desenvolvimento para 18.10 foi aberto. Tomamos a decisão de parar de fazer imagens i386 (32-bit Intel) começando com o Ubuntu MATE 18.10", disse o líder do projeto, Martin Wimpress.
A decisão de descartar imagens ISO de 32 bits foi tomada porque menos de 10% dos usuários do Ubuntu MATE estão usando o sistema operacional em máquinas antigas de 32 bits, e muitos deles realmente instalam a variante i386 do Ubuntu MATE em 64 bits ( amd64) computadores.
Instalações de 32 bits existentes ainda serão suportadas
Quando Ubuntu decidiu abandonar o suporte para instalações de 32 bits, todos os sabores oficiais, incluindo Kubuntu , Xubuntu , Lubuntu , Ubuntu Studio, Ubuntu Budgie, Ubuntu Kylin, e Ubuntu MATE decidiu ainda oferecer ISOs de 32 bits, mas parece isso vai mudar em breve.
O Ubuntu MATE é agora o primeiro a dar um passo no sentido de eliminar o suporte para instalações de 32 bits, não oferecendo mais ISOs de 32 bits com o Ubuntu MATE 18.10, e acreditamos que alguns outros sabores seguirão o mesmo caminho. Kubuntu provavelmente?
É claro que ainda existirão algumas versões oficiais do Ubuntu que serão suportadas em máquinas antigas de 32-bit por um longo tempo, incluindo o Xubuntu e o Lubuntu, mas o resto não deve realmente. No entanto, as instalações de 32 bits existentes ainda serão suportadas por algum tempo.
No caso do Ubuntu MATE, o recém-lançado sistema operacional Ubuntu MATE 18.04 LTS (Bionic Beaver) continuará a receber imagens ISO de 32 bits ao longo de seu ciclo de vida, que serão concluídas por volta de abril de 2021.
Martin Wimpress disse que a equipe Ubuntu MATE concentrará seus esforços em oferecer melhor suporte para dispositivos ARM como o Raspberry Pi, em vez de construir imagens ISO para máquinas antigas de 32 bits que estão se extinguindo em breve. Confira o anúncio do fórum para mais detalhes.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário