Saiba quais são os dados coletados noovo Ubuntu 18.04 LTS.
Com o lançamento do Ubunt 18.04, a Canonical ncluiu uma nova ferrmenta de coleta de dados . Mas quais são os dados que são coletados?
Graças as portas wide-open (uma característica de softwares open source) é bem fail de se descobrir isso.
Um outro fator que também ajuda (bastante) é o de a Canonical estar sendo aberta em relação a sua política de coleta de dados.
Atenção na Tela de Boas Vindas
a tel acima diz seguinte:
“O Ubuntu pode relatar informações que ajudam a melhorá-lo. Isso inclui coisas como o modelo do computador, o software instalado e a localização aproximada que você escolher ”.
Por padrão a opção marcada é : Sim envie as informações do sistema para a Canonical, mas caso você queira não enviar s informações é só marcr a outra opção
Não, não envie informações do sistema"
Pelo fato de usar o Ubuntu já há algum tempo, fiquei bastante preocupado e também curioso sobre que tipos de informações a Caonical estaria coletando. e também o que isso geraria entre os críticos do Ubuntu.
Pode ficar despreocupado
Embora uma notícia de coleta de dados do PC de um usuário senpre soecomo sendo uma "invasão de privacidade" no caso do Ubuntu podemos ficar despreocupados pois a Canonical planeja pubicar os dados online, para que qualquer pessoa veja, embora segundo um post na lista de discussão isso ainda demore um pouco.
O relatório de dados do sistema
Uma observação importante a se ressaltar é que, de acordo com a Canonical, nenhum dado identificável pelo usuário é coletado ou enviado para eles. Nenhum nome de usuário de conta, nenhum detalhes de logon único do Ubuntu , nenhum endereço IP.
O "relatório" do sistema registrou detalhes sobre:
- Versão do Ubuntu
- OEM / fabricante
- Número do modelo do dispositivo
- Informação do BIOS
- Detalhes da CPU
- Detalhes da GPU
- RAM instalada
- Informação de Partição
- Detalhes de exibição (s)
- Status de login automático
- Status de Live Patching
- Ambiente de trabalho
- Servidor de exibição
- Fuso horário
É isso mesmo, não é coletado nenhum IP, nehuma localidade ou lista de softwares/drivers e como vemos, a Canonical sabe como fazer um reltório do sistema sem invadir a privacidade do usuário.
E com essas informações pode-se aprender mais sobre o sistema//hardware que é usado com a finalidade de ajudar os desenvolvedores do Ubuntu a priorizar as correções, suporte e desenvolvimento com essas informações.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário