quinta-feira, 3 de maio de 2018
Um dos principais colaboradores do LLVM termina o desenvolvimento do programa de extensão CoC
Confira!!
Rafael Avila de Espindola é o quinto colaborador mais ativo do LLVM com mais de 4.300 commits desde 2006, mas agora ele decidiu se separar do projeto.
Rafael postou uma mensagem de lista de discussão bastante longa para outros desenvolvedores de LLVM hoje, intitulado Estou deixando o llvm .
Ele diz que o motivo para abandonar o desenvolvimento do LLVM depois de 12 anos é devido a mudanças na comunidade. Em particular, a "injustiça social" trouxe o novo Código de Conduta da LLVM da organização e sua decisão de participar do programa Outreachy deste ano para encorajar mulheres e outros grupos minoritários a se envolverem com o desenvolvimento de software livre.
Em parte ele escreveu:
A razão para eu sair são as mudanças na comunidade. As discussões atuais sobre mudança de licença infelizmente trazem à memória a política de fsf quando eu estava trabalhando no gcc. Isso ainda não seria motivo suficiente para sair. Tal como acontece com o código, o llvm ainda terá a melhor licença e, se a única alteração na comunidade for a manipulação da alteração da licença, provavelmente continuaria.
A mudança na comunidade que não consigo suportar é como o movimento pela injustiça social a permeava. Quando entrei para o llvm, ninguém perguntou ou se importou com minha religião ou visão política. Todos parecíamos comprometidos em apenas escrever um bom framework de compiladores.
Espindola foi um dos colaboradores mais prolíficos do LLVM. Eu corri algumas estatísticas do Git no código-base para ver suas contribuições.
Dos mais de 900 autores do LLVM, Rafael foi o quinto mais contribuinte do LLVM por conta de 4.344 commits (2,65% de todos os commits0 e no processo adicionou 157,679 linhas de código. Ele contribuiu desde 14 de maio de 2006 e foi muitas vezes O colaborador mais ativo do LLVM em um determinado mês, enquanto trabalhava para os gostos do Google e Mozilla. De fato, para 2013 até 2015 ele foi o autor mais ativo a cada ano. Suas contribuições certamente serão perdidas.
Fonte
Até a próxima!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário