FERRAMENTAS LINUX: Vários drivers DDX ainda não estão prontos para o servidor X.Org 1.20

sábado, 12 de maio de 2018

Vários drivers DDX ainda não estão prontos para o servidor X.Org 1.20




Confira!!



Se você estava esperando construir o recém-lançado X.Org Server 1.20 em seu (s) sistema (s) neste fim de semana, esteja avisado que alguns drivers DDX ainda não foram atualizados para suportar as mudanças API / ABI deste grande servidor. atualizar.

Um número de drivers menores e obscuros como Tseng, SiS, R128 e March64 ainda não foram atualizados para o suporte ao xorg-server 1.20, mas também os mais proeminentes drivers DDX xf86-video-ati e xf86-video-amdgpu ainda não foram atualizados. vi novos lançamentos com suporte ao xorg-server 1.20.

Thomas Klausner, do NetBSD, delineou algumas das falhas de compilação contra o novo X.Org Server 1.20.

Presumivelmente, haverá novas versões do driver Radeon / AMDGPU X.Org em breve para adicionar suporte a 1.20. Do lado da Intel, será interessante ver se eles identificam um novo release candidate 3.0 ou não. Já se passaram três anos desde o último lançamento do xf86-video-intel 3.0 e agora cinco anos desde a última versão estável do driver Intel DDX. A maioria dos usuários de Linux da Intel agora depende do xf86-video-modesetting, mas por alguma razão eles não querem lançar uma versão 3.0.0 oficial, mas ao mesmo tempo não matar o driver DDX.

Para aqueles que usam o driver proprietário da NVIDIA, o mais novo driver da série 396 já suporta 1.20.

Se você usar apenas os drivers genéricos xf86-video-modesetting e xf86-input-evdev / xf86-input-libinput, você deve estar em boa forma, mas este é um anúncio de serviço público para aqueles que usam os outros drivers. Ou talvez também veremos os desenvolvedores do X.Org reconsiderarem quais drivers DDX continuarão suportando com alguns desses drivers antigos de DDX recebendo pouco ou nenhum teste e, em alguns casos, hardware com cerca de duas décadas e suportado apenas por usuários modo de configuração de espaço e de pouca utilidade em desktops Linux modernos.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário