sexta-feira, 15 de junho de 2018
A Intel posta os patches para os Drivers Gráficos Linux, Amber Lake e Whiskey Lake
Confira!!
Os desenvolvedores de código aberto da Intel publicaram hoje o conjunto de patches para adicionar suporte para os próximos processadores Whiskey Lake e Amber Lake para o driver Direct Rendering Manager do kernel Linux.
Os patches lançados hoje adicionam suporte a gráficos Whiskey Lake e Amber Lake ao driver DRM do kernel i915. Ainda não há patches para o libdrm e o Mesa, mas, considerando a simplicidade dessas adições, esses patches devem ser lançados em breve.
De fato, com Whiskey Lake e Amber Lake sendo outra extensão da família Kaby / Coffee Lake, a maioria se resume a novas adições de PCI ID para esses patches, mesmo com o código do kernel.
O patch do Whiskey Lake adiciona as novas IDs PCI das IDs PCI GT1 / GT2 / GT3 (0x3EA0 a 0x3EA9) para os adaptadores gráficos. Com o Whiskey Lake tendo o mesmo núcleo gráfico gen que Coffeelake, aparentemente apenas as adições PCI ID são suficientes para deixar o driver gráfico feliz. Whiskey Lake é a mais recente micro-arquitetura que vem depois de Coffeelake e está sendo lançada nos próximos meses devido a atrasos no hardware da Cannonlake.
O patch do Amber Lake é similarmente básico e basicamente adiciona novos IDs PCI. Esses IDs de PCI incluem 0x591C e 0x87C0. Amber Lake é para os novos processadores de baixo consumo de energia que sucedem os processadores Kabylake Y. O Amber Lake chegará aos tablets / 2-em-1 / conversíveis nos próximos meses e será um pequeno passo em relação ao Kabylake Y.
Esses patches são bastante simples, pois são apenas adições de IDs de PCI, por isso vamos ver se eles tentam encená-las ainda para se fundirem no ciclo de kernel Linux 4.18 ou ficarem atentos até o Linux 4.19. Espero que eles trabalhem seu caminho no kernel Linux 4.18, considerando que é provável que o kernel seja usado pelo Ubuntu 18.10 e pelo Fedora 29, enquanto esses novos sistemas Intel Amber / Whiskey Lake são apenas meses ou menos de sua estréia.
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário