FERRAMENTAS LINUX: Em breve pode ser possível finalmente ter um bom laptop Linux com alimentação ARM

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Em breve pode ser possível finalmente ter um bom laptop Linux com alimentação ARM




Confira!



nquanto agora está se tornando possível rodar aplicativos Linux reais no Chrome OS , para aqueles que sonham com uma experiência de desktop GNU / Linux real e agradável em um laptop ARM, sem muita hackeria, que em breve poderá finalmente ser uma realidade.

Seguindo as adições ARM SoC / platform para o Linux 4.18 , Linus Torvalds comentou publicamente sobre o estado do laptop ARM Linux ...
O Qualcomm 845 também não é o SoC em alguns dos novos laptops WARM?

Eu perguntei a uma pessoa que tinha uma mais velha (ASUS NovaGo - Qualcomm 835), e aparentemente você pode realmente desativar a inicialização segura sobre essa coisa e inicializar a partir do USB.

Em outras palavras, pode _atualmente _ agir como um laptop normal.

Eu adoraria ter algo que é realmente um verdadeiro laptop ARM honesto-a-bondade, finalmente. Estamos chegando perto disso?

O suporte ao SoC do Qualcomm Snapdragon 845 é mesclado ao kernel Linux 4.18, mas bastante limitado por enquanto e terá maturidade sobre os próximos ciclos de lançamento do kernel. Para aqueles que não estão acompanhando o cenário ARM, há alguns novos laptops Windows em ARM no horizonte, alimentados por esses novos SoCs da Qualcomm.

Seguindo os comentários de Torvalds, outros desenvolvedores confirmaram que a situação está parecendo brilhante por ter uma boa experiência com o laptop ARM Linux. Um dos grandes benefícios de um laptop da Qualcomm é a disponibilidade da pilha de drivers gráficos Freedreno de código aberto, engenharia reversa e upstream para permitir que esses SoCs criem um bom sistema de desktop Linux sem precisar se preocupar com drivers proprietários, Android gráficos focados, etc.

O hardware da Qualcomm também vem com um gerenciador de inicialização nativo, além da provável capacidade de desabilitar o Secure Boot. Também foi levantado que o chip WiFi WCN3990 usado pelo Snapdragon 845 deve ser feito através do driver sem fio ATH10K com o ciclo do kernel 4.19 do Linux.

Então parece que em alguns meses é possível ter uma agradável experiência com o laptop ARM Linux sem muitos problemas enquanto aproveita um kernel Linux principal e não precisa se preocupar com o Chrome OS, hacking em torno de uma experiência de inicialização bloqueada ou mesmo ter se preocupar muito com o suporte ao driver de gráficos. Agora, vamos apenas esperar que esses laptops ARM da Qualcomm, projetados para o Windows, não estejam escondendo nenhuma outra limitação e se tornem amplamente disponíveis. Alguns dos produtos anunciados são bastante promissores, com relatos de 15 horas de vida útil da bateria. Esses SoCs também são bastante poderosos, ao contrário dos SoCs Allwinner e de outros hardwares de baixo desempenho que vimos em laptops Linux ARM anteriores.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário