FERRAMENTAS LINUX: Fazendo uso de serviços portáteis do Systemd

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Fazendo uso de serviços portáteis do Systemd






Confira!!



Com o lançamento do systemd 239 da semana passada, uma das principais novidades é a introdução dos serviços portáteis . O Systemd Portable Services é um novo conceito que se assemelha aos contêineres do Linux e, nesse estágio, ainda é considerado um recurso de visualização / experimental.

O desenvolvedor líder do Systemd, Lennart Poettering, escreveu um novo post oferecendo uma visão abrangente da utilização dos serviços portáteis do systemd.Os serviços portáteis baseiam-se na tecnologia systemd existente, como os recursos RootDirectory e RootImage para permitir o agrupamento de recursos e isolamento / sandboxing.

Em relação ao que os Serviços portáteis são bons quando o chroot e os containers já existem:
Os Serviços Portáteis são destinados principalmente a cobrir casos de uso em que o código deve parecer mais como "extensões" do sistema host, em vez de residir em mundos desconectados e separados. O conceito de perfil deve ser ajustado para a exata quantidade exata de integração ou isolamento necessária para um aplicativo.
...
Como os serviços portáteis são apenas uma extensão relativamente pequena do modo como os serviços do sistema são gerenciados, eles podem ser tratados como serviços regulares para quase todos os casos de uso: eles aparecerão ao longo dos serviços regulares em todas as ferramentas que podem introspectar dados da unidade e pode ser gerenciado da mesma maneira quando se trata de registro, gerenciamento de recursos, ciclos de vida de execução e assim por diante.

Os serviços portáteis são um conceito muito genérico. Embora o caso de uso original seja uma extensão do sistema operacional, é claro que cabe a você e a outros usuários usá-los de maneira adequada à sua escolha.

Se você gostaria de aprender como começar a usar os serviços portáteis, visite o blog de Lennart para obter uma visão completa.



Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário