Confira!!
No início de 2017, a Microsoft abriu seu novo compilador de shaders DirectX e agora, graças ao trabalho de alguns engenheiros do Google, este compilador de shaders está trabalhando no Linux.
O DirectX Shader Compiler é para obter o DirectX HLSL (Linguagem de Sombreamento de Alto Nível) e usar sua pilha de compilador baseada em LLVM para emitir o DXIL, a nova linguagem intermediária do DirectX usada pelo Windows 10 como seu novo formato binário. No último ano e meio, houve contribuições de código aberto para este DirectX Shader Compiler, incluindo a capacidade de gerar saída para o SPIR-V como a representação intermediária usada pelo Vulkan, OpenCL e OpenGL 4.6.
O compilador de shaders ainda não rodou no Linux, mas a partir desta semana isso é possível agora. As mudanças necessárias no suporte ao Linux ainda não estão encenadas no ramo principal da Microsoft, mas sim no ramo Linux do fork do Google .
O compilador DXC está trabalhando no Linux e no macOS com geração de código em funcionamento para DXIL e SPIR-V. Esta é uma conquista para outro projeto de código aberto da Microsoft agora capaz de rodar no Linux. Isso também pode ajudar alguns portadores de jogos para Linux se quiserem transpilar seus shaders do HLSL para o SPIR-V para uso do OpenGL / Vulkan. Mas isso não é nenhum milagre como o Direct3D sendo executado magicamente no Linux ou algo semelhante. Também não é a primeira vez que é possível pegar o HLSL e convertê-lo em SPIR-V: o Glslang e outros projetos já existem com configurações de front / back-end semelhantes para converter entre linguagens / representações de shaders.
Fonte
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário