FERRAMENTAS LINUX: Os melhores recursos do kernel Linux 4.17: Economia de energia, AMDGPU DC, ACPI TAD

domingo, 3 de junho de 2018

Os melhores recursos do kernel Linux 4.17: Economia de energia, AMDGPU DC, ACPI TAD






Confira!



Se tudo correr bem, o kernel do Linux 4.17 será lançado como estável hoje. Linus Torvalds na semana passada indicou que este próximo lançamento estável do kernel poderia estar chegando neste fim de semana, mas houve muitas mudanças fundidas nos últimos dias, então veremos se Linus ainda está inclinado a lançar hoje ou em vez disso opta pelo kernel Linux 4.17 -rc8. O que quer que ele acabe decidindo, há muitas grandes mudanças no kernel Linux 4.17.

Em abril, publiquei nossa visão geral dos recursos do Linux 4.17 após o fechamento da janela de mesclagem, mas para aqueles que precisam de um lembrete, aqui está uma breve olhada em algumas das maiores mudanças encontradas na próxima versão do kernel:

- O AMDGPU DC é ativado por padrão para a nova pilha de códigos de exibição com este driver principal do kernel do Linux Radeon. Isso significa que as gerações recentes de hardware AMD finalmente têm áudio HDMI / DP por padrão, bem como trabalho de preparação para FreeSync, configuração de modo atômico, HDMI 2.0 e outros recursos de exibição modernos com esta pilha de exibição compartilhada com seu driver proprietário do Windows. Além do Vega, o DC tinha que ser ativado manualmente em versões recentes do kernel, se desejado.

- Outro grande marco para os usuários da Radeon no Linux é o suporte da AMDKFD agora está em boa forma para GPUs pré-Vega discretas. Isso permite que a pilha de computação ROC / OpenCL fuja de um kernel principal para dGPUs recentes, como Fiji, Tonga e Polaris, sem depender mais de um módulo de kernel DKMS fora da árvore. Também no lado da AMDGPU está o suporte inicial para recursos de eficiência de energia tipo WattMan, bem como suporte para a GPU Vega 12 ainda a ser lançada.

- O suporte a gráficos da Intel Cannonlake está agora em boa forma e ativado por padrão quando esses novos processadores da Intel começarem a aparecer no final deste ano. Enquanto isso, os desenvolvedores da Intel Linux já estão trabalhando no suporte Icelake, que sucederá a Cannonlake.

- Limpar um monte de código na base de código está descartando suporte para oito arquiteturas de CPU obsoletas, bem como soltando separadamente o suporte a CPU POWER4 / POWER4 +. O novo trabalho da CPU inclui a arquitetura Andes NDS32 e o trabalho de ativação inicial em torno do SoC NVIDIA Xavier.

- Uma melhoria significativa na economia de energia para sistemas ociosos em algum hardware. As melhorias podem ser em torno de 10% nos sistemas afetados.

- Perda e suporte encontrado para F2FS, bem como melhorias de desempenho para este sistema de arquivos Flash Friendly.

- O EXT4 agora está protegido contra imagens de contêiner mal-intencionadas que podem ser especialmente criadas para causar problemas com esse sistema de arquivos.

- O driver ACPI TAD foi introduzido para permitir que os sistemas suportados sejam ativados quando desejado, entre outros recursos possíveis.

Como é sempre o caso do Linux N + 1 parecer mais interessante, o kernel Linux 4.18 está fazendo muito trabalho na fila também.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário