FERRAMENTAS LINUX: Aprenda a atualizar em 4 simples etapas para o Linux Mnt 19

sábado, 7 de julho de 2018

Aprenda a atualizar em 4 simples etapas para o Linux Mnt 19




Confira!!




A nova versão do Linux Mint 19, foi disponibilizda na semana passada. para todos que queiram uma versão mais nova dessa distro.

Mas, e se você quer atualizar para a versão mamis nova ao seu Linux Mint antigo. Afinal, nem todos os usuários desta distribuição Linux baseada no Ubuntu vão querer reinstalar seu sistema operacional a partir do zero ou vão querer perder os novos recursos e melhorias incluídos no Linux Mint 19.

E é ai que entra a ferramenta de atualização de linha de comando do Linux Mint chamada Mint Upgrade,  que está disponível diretamente no repositório do Linux Mint, permiritndo que qualquer outra pessoa que execute o Linux Mint 18.3 atualize diretamente para o Linux Mint 19.

A melhor parte é que não importa qual versão você esteja usando Cinnamon ,MATE ou Xfce; qualquer versão pode ser atualizada.

Mas, só porque você pode fazer uma atualização para o Linux Mint 19 não significa que deve ao menos por enquanto.

O líder do projeto Linux Mint, Clement Lefebvre, adverte que “ atualizar cegamente para executar a versão mais recente não faz muito sentido, especialmente se você já está feliz e tudo está funcionando perfeitamente”.

Pois, o  o Linux Mint 19 é uma grande versão repleta de novas tecnologias, frameworks e softwares atualizados e um novo kernel Linux.

E uma atualização assim tão perto do lançamento significa que você pode encontrar alguns bugs de último minuto, o tipo que é encontrado somente depois que uma versão foi de fato disponibilizada.

Então, antes demais nada pergunte se você realmente precisa atualizar para a versão mais recente e melhor imediatamente. 

Caso você esteja absolutamente convencido que você deve atualizar,  Você deve fazer alguma preparação primeiro: verifique todos os seus trabalhos de hardware na imagem live  do Linux Mint 19.

O que se deve fazer para atualizar para o Linux Mint 19


  • Faça um backup de arquivos importantes
  • Tire uma foto instantânea do sistema
  • Instalar todas as atualizações pendentes
  • Certifique-se de que tenha o LightDM instalado e configurado como gerenciador de exibição padrão
Após você ter satisfeito todos esses requisitos, você pode começar a atualizar para o Linux Mint 19.

Você precisará executar os seguintes comandos em cada uma das quatro etapas abaixo. Se você encontrar algum problema, verifique este tutorial na página da comunidade Linux Mint .


1. Faça o download da ferramenta 'Mint Upgrade'

O Mint Upgrade é uma ferramenta de linha de comando necessária para executar a atualização. Você não pode atualizar seu sistema sem essa ferramenta. A boa notícia é que não é difícil conseguir como está disponível para instalar a partir do repositório Linux Mint:

sudo apt instale mintupgrade

2. Verifique se há uma nova liberação

Uma vez instalado o Mint Upgrade, você pode usá-lo para verificar a versão mais recente:

mintupgrade check

O comando acima irá “simular” o processo de atualização, buscando uma lista de todos os pacotes que serão baixados e instalados, e verificará os erros de conflitos com sua configuração atual.

Caso você perceba algum erro que aconteceu nessa etapa,  como os pacotes impedindo a atualização, e você precisará corrigi-los (ou seja, remover ou atualizar) antes de continuar. É mais provável que você tenha problemas se tiver adicionado PPAs de terceiros ao seu sistema.


Se tudo fo bem você pode continuar...

Baixe os pacotes de atualização

Use o comando abaixo para baixar os pacotes de atualização.  

mintupgrade download

Atualize para o Linux Mint 19.x

Use o comando abaixo para atualizar o seu Linux Mint para a versão 19.x

sudo mintupgrade install


Aatualização demorará algum tempo e e você deve se lembrar de verificar o progresso de tempos em tempos, caso haja conflitos de pacotes que precisem de resolução ou entrada.

Após a instalação ser concluída você será solicitado a reiniciar o seu computador.

Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário