Projeto visa ajudar os desenvolvedores e aplicativos e dexará a área de trabalho mais colorida
Os aplicativos do GNOME logo terão os ícones bastante diferentes.
Os desenvolvedores do GNOME estão reprojetando os ícones padrão para todos os aplicativos principais do GNOME como sendo parte de uma revisão mais ampla das diretrizes de design do GNOME.
A iniciativa por trás disso é a de tornar mais fácil (e com menos esforço) o fornecimento por parte dos desenvolvedores de aplicativos ícones úteis e de alta qualidade para os seus softwares na área de trabalho do GNOME.
Esse redesnho não é de muita surpresa, pois os ícones de pasta adawita já sugeriam uma nova abordagem no design
Redesenho dos Iícones do GNOME
Atualmente, os desenvolvedores que criam aplicativos para uso na área de trabalho do GNOME devem empacotar seus softwares com uma quantidade de recursos de ícone adicionais em tamanhos de ícones pequenos, complicados e de baixa resolução.
Quando se olha uma pasta de ícones que foi criada por terceiros,encontramos várias pastas cheias de ícones em 24px, 32px. 48px e de outros tamanhos.
O GNOME acha que esse fardo para os desenvolvedores carregarem é demais; Os desenvolvedores que distribuem aplicativos em outros sistemas operacionais ou ambientes de desktop não precisam fazer isso. É puramente uma coisa do GNOME.
Sendo assim o GNOME está desvalorizando o uso de minúsculos tamanhos de ícones em favor de ícones simbólicos e, ele só vai exigir que os desenvolvedores enviem um ícone de aplicativo “único, escalável e de alta resolução”.
Novos ícones do GNOME Applications
Você pode esperar para ver novos ícones de aplicativos para uma série de aplicativos conhecidos do GNOME, incluindo Calculadora, Olho do GNOME, alguns dos quais você pode ver abaixo.
Esses novos designs são menos intricados, evitando gradientes e brilho em favor de maior contraste e cores mais marcantes.,
Dentre os aplicativos que já mesclam os seu novos ícones planos em suas ramificações de desenvolvimento podemos citar: O GNOME Documents, Evince e o Totem video player
O redesenhoo de ícones e aplicativos é (como já foi dito) tornar mais fácil para desenvolvedores de aplicativos de terceiros atingir a plataforma GNOME. E por esse motivo eles precisam lidar com a maneira como os aplicativos fornecem ícones.
Para ajudar nesse esforço os desenvolvedores do GNOME estão planejando abordar aplicativos populares de código aberto, como Inkscape, GIMP e Blender, para oferecer o suporte aos novos planos de ícones. espera-se que os ícones usem o nome do pacote ex:org.gnome.Blender.svg.
O GNOME também está querendo "reconsiderar as escolhas estéticas" que ele fez até agora e de acordo com o desgner do GNOME Jakub Stener . Não é que seus ícones atuais não sejam utilizáveis - eles são, e em muitos casos são esforços maravilhosos - mas o intrincado visual modelado em 3D está fora de moda.
E umareescrita das diretrizes de interface humana do GNOME (HIG), se encontra emandamento e ela ajudará os desenvolvedores a aprender as práticas recomendadas para criar ícones, usar espaço em branco, cores, perspectiva e assim por diante.
O fato de simplificar a maneira como os ícones são fornecidos, usados e dimensionados, tanto para aplicativos de primeira como de terceiros traz o beneficio de torna mais fácil para a área de trabalho GNOME permanecer contemporânea no futuro.
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário