Confira!!
Realmente, a linha de comando (CLI) no Linux é fantástica e versártil, afinal podemos com ela obter os resultados dos jogos da Copa do Mundo e também assistir ao Star Wars .
E graças ao Google, agora, podemos ver gifs também pela CLI.
Gif para o CLI
Gifs animados no CLI
Existe uma grande satisfação em implantar um GIF perfeitamente cronometrado, seja como um momento de queda de microfone ou um retorno épico.
Mas enquanto eles fazem sentido no WhatsApp, no Telegram, no Twitter e no Reddit, por que o Google lançou o GIF para o CLI ?
Será que o Terminal precisa de gifs animados?
Debate a parte, o fato é que o Google fez isso de qualquer maneira. Por quê? Para celebrar o 31º aniversário do Gif.
Funcionamento da ferramenta
Confira a explicação do Google
“O programa de linha de comando […] pega o arquivo .gif escolhido (consulta de arquivo, url ou Tenor) e usa o ffmpeg para dividir o gif animado ou vídeo curto em quadros jpg estáticos. Esses quadros jpg são convertidos em arte ASCII (esses quadros de arte ASCII são armazenados em cache em $ HOME / .cache / gif-for-cli).
Em seguida, o programa imprime um quadro por vez no console, limpando o console usando sequências de escape ANSI entre cada quadro ”..
O GIF para o CLI permite
- Converter GIF para ASCII
- Reproduz GIFs animados na linha de comando
- Suporte para 256 cores
- Opções para ajustar o tamanho
- Salvar gifs de ASCII para compartilhar on-line
O script detecta automaticamente quantas cores o emulador de terminal existente usa, exibindo uma imagem apropriada com base nesses resultados.
Para você saber mais detalhes e instruções completas sobre como instalar a ferramenta no seu sistema, acesse o repositório oficial do GitHub:
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário