FERRAMENTAS LINUX: A Tela de bloqueio do KDE Plasma 5.14 não vai mais comer seus recursos de CPU em hardware antigo

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A Tela de bloqueio do KDE Plasma 5.14 não vai mais comer seus recursos de CPU em hardware antigo




Confira!!



Com o KDE Plasma 5, no momento, se você se baseou na renderização de software baseado em CPU, ao atingir a tela de bloqueio do Plasma, a CPU ficaria sem controle - na medida em que maximizaria a CPU para 100% de utilização, consumindo assim muita energia e geração de excesso de calor. Isso será corrigido para o KDE Plasma 5.14.0.

Desde maio foi um relato de erro sobre o processo de saudação do KScreenLocker indo para 100% de uso da CPU e precisando esperar 5 ~ 10 segundos depois de inserir a senha do usuário antes que a tela realmente fosse desbloqueada. Vários outros também relataram problemas semelhantes com essa tela de bloqueio, gerenciando consumir muitos dos recursos da CPU, inclusive em placas ARM e hardware mais antigo.

Mas por que uma tela de bloqueio simples precisa de tantos recursos da CPU? Esses sistemas estavam voltando principalmente para o driver LLVMpipe Gallium3D baseado em software para executar o OpenGL na CPU. Isso obviamente é bastante intensivo da CPU e só aparece para o KDE quando a GPU é muito antiga para suportar o OpenGL 2.1 ou os drivers da GPU não configurados corretamente. Mas isso estava acontecendo mesmo se o usuário tentasse optar pela renderização de software através das configurações do Plasma.

Acontece que o KScreenLocker estava faltando a linha de código para pegar as configurações do compositor, como forçar o back-end do Qt Quick a usar seu back-end de renderização de software não-GL. Com isso em vigor e tentando ignorar o back-end de renderização do OpenGL que usaria apenas o LLVMpipe / Softpipe, a tela de bloqueio se comporta como se esperaria em um hardware desatualizado.

Houve essa correção e outras melhorias de usabilidade esta semana no KDE. O Plasma 5.14 está programado para estrear em outubro.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário