quinta-feira, 23 de agosto de 2018
Depois de adotar o LXQt, o Lubuntu está mudando para o Wayland por padrão para o Ubuntu 20.10 Search...
O Lubuntu 18.10 será o primeiro lançamento com o LXQt por padrão
O desenvolvedor do Lubuntu, Simon Quigley, informa sobre uma grande mudança para as próximas versões do Lubuntu : a mudança para o servidor de exibição Wayland da próxima geração por padrão, em vez do X.Org Server.
Como seu irmão mais velho Ubuntu e outros sabores oficiais, Lubuntu ainda está usando o antigo X.Org Server por padrão, embora nada impeça que os usuários mudem para Wayland se eles quiserem um servidor de exibição mais seguro e capaz para seus computadores, mas isso está prestes a mudar nos próximos anos, como Lubuntu irá adotar Wayland por padrão.
O Ubuntu já tentou migrar para o Wayland por padrão com o agora obsoleto Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), mas teve que voltar para o X.Org Server e colocar o Wayland no banco de trás como uma sessão alternativa, que os usuários podem selecionar. gerenciador de login, com o lançamento do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) .
Muito provavelmente, os desenvolvedores do Ubuntu continuarão a fazer com que o Wayland seja permanente nos próximos lançamentos, assim como os desenvolvedores Lubuntu, que pretendem lançar o Lubuntu 20.10 daqui a dois anos, em outubro de 2020, para mudar para a próxima geração servidor por padrão.
Quando perguntado por que a mudança para Wayland, Simon Quigley, desenvolvedor do Lubuntu, respondeu : "A implementação do X é antiga e não será atualizada para abordar a forma como o Linux é usado hoje em dia. Os gerenciadores de janela são uma reflexão tardia e muitas coisas não são implementadas corretamente Wayland é uma visão moderna do sistema de exibição do Linux. "
Placas gráficas Nvidia serão suportadas, Openbox portado para Mir
Se você está se perguntando por que demorará dois anos para que os desenvolvedores do Lubuntu mudem para o Wayland por padrão, a resposta rápida é que o gerenciador de janelas que o Lubuntu usa por padrão, o Openbox, precisa ser portado para o servidor Mir da Canonical, que é em desenvolvimento ativo e totalmente compatível com Wayland.
Além disso, eles precisam trabalhar duro em uma solução para suportar placas gráficas Nvidia prontas para uso, e o desenvolvedor do Lubuntu, Simon Quigley, garantiu que há uma solução para as GPUs da Nvidia no lugar. Até lá, o Lubuntu 18.10 (Cosmic Cuttlefish) está chegando neste outono em 18 de outubro de 2018, como a primeira versão com o ambiente de desktop LXQt por padrão .
Fonte
Até a próxima!!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#dev linux,
#Linux,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário