FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux 4.19-rc1 foi lançado após "Uma janela de mesclagem bastante frustrante"

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

O kernel Linux 4.19-rc1 foi lançado após "Uma janela de mesclagem bastante frustrante"

Confira!



Como esperado, Linus Torvalds fechou a janela de mesclagem para o kernel Linux 4.19 e lançou o kernel Linux 4.19-rc1.

Das últimas duas semanas para a janela de mesclagem dokernel Linux 4.19 , Linus comentou:
Portanto, duas semanas se passaram e a janela de mesclagem para a 4.19 acabou.

Essa foi uma janela de mesclagem bastante frustrante, em parte porque o kernel Linux 4.19 parece ser uma versão bem grande (sem um único motivo) e parcialmente devido ao ruído aleatório. Tivemos a divulgação de vulnerabilidades de L1TF hw no início da janela de mesclagem, que acabou de adicionar a frustração usual devido a ter patches que não eram públicos. Isso mostra o quanto toda a nossa infra-estrutura para o Linux-next e vários sistemas de testes automatizados se tornou boa, em quão doloroso é quando está faltando.

Pelo menos nós não tivemos muitos problemas nessa frente no kernel principal, parecia haver muito mais pontos problemáticos nos backports.

Também tivemos um relato de um bug do TLB shootdown durante essa janela de mesclagem, e embora os patches não tenham sido um grande problema, os problemas de invalidação de TLB são realmente uma das coisas que me estressam. Eles são realmente desagradáveis ​​para depurar (graças a Jann Horn por identificar este aqui), e nossas interfaces para as rotinas específicas da arquitetura são sutis e bem complicadas. E bagunçado. Eu acho que a discussão irá resultar em algumas limpezas mais tarde, mas o timing poderia ter sido muito melhor para isso.

Ah bem. Eu acho que posso parcialmente me culpar por ter atrasadookernel Linux 4,18 por semana, o que fez tudo acontecer durante a primeira e mais movimentada semana da janela de mesclagem. Má sorte. Embora até a segunda semana - quando as coisas costumam se acalmar - também estava bem movimentada desta vez.

De qualquer forma, para as mudanças reais. E há muitos deles. Há apenas um monte de coisas acontecendo, e embora este não seja o maior lançamento que tivemos (4.9 ainda mantém essa coroa), isso une os kernels Linux 4.12 e 4.15 como um dos maiores lançamentos do kernel, pelo menos apenas julgando pelo número de confirmações na janela de mesclagem.

Como de costume, há muitos patches para listar, mesmo em formato shortlog, mas o anexo é o meu "conjunto" usual de pessoas das quais eu mesclei e uma visão geral de uma linha da mesclagem. Na verdade, há alguns pedidos de pull que eu ainda posso ver após a janela de mesclagem, mas que provavelmente estão na pilha "há sempre o próximo".

A "grande figura" da janela de mesclagem parece bastante normal: pouco menos de dois terços das alterações são para os drivers (GPU e drivers de rede sendo o principal - como sempre), com o restante sendo atualizações de arquitetura (todos os suspeitos usuais), sistemas de arquivos , kernel principal e rede. Há um bom pedaço de documentação e atualizações de ferramentas também (selftests, tracing, perf ..).

Enfim, vá em frente e teste,

Linus


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário