FERRAMENTAS LINUX: A AMD finalmente lança novos patches Linux para o Adaptive-Sync / VRR (FreeSync)

terça-feira, 11 de setembro de 2018

A AMD finalmente lança novos patches Linux para o Adaptive-Sync / VRR (FreeSync)




Confira!!



Embora a pilha gráfica de código aberto AMD Radeon Linux tenha ficado particularmente bem nos últimos dois anos, uma das áreas que deixou os jogadores vermelhos do Linux insatisfeitos é a falta de suporte ao FreeSync (ou DisplayPort Adaptive-Sync / HDMI Variable Taxa de atualização) ao usar a pilha totalmente aberta. Parece que isso pode estar mudando em breve com o novo conjunto de patches em análise.

A AMD forneceu suporte FreeSync por alguns anos ao usar seu driver híbrido AMDGPU-PRO, mas muitos gamers não confiam nesse driver empacotado sobre os mais recentes drivers de código aberto nos dias de hoje ... Houve patches FreeSync de código aberto anteriormente, o que já foram retidos pela aterrissagem de bits AMDGPU DAL / DC e ativados por padrão. Mas, mais recentemente, a integração desta funcionalidade FreeSync / Adaptive-Sync / VRR foi mantida garantindo que a API proposta pelo DRM (Direct Rendering Manager) para lidar com os padrões DisplayPort / HDMI fosse aceitável para os outros desenvolvedores de drivers, ou seja, o Intel de código aberto. desenvolvedores de drivers.

Caso você esteja atrasado para a festa, o Adaptive-Sync / VRR é agora o padrão da indústria para taxas de atualização variáveis ​​para reduzir / evitar gagueira, lacrimejamento e / ou atraso de entrada. O suporte aos drivers de gráficos Linux de código aberto precisa de pouco no espaço do kernel (DRM), bem como no Mesa, no driver X.Org DDX e no Mesa.

O desenvolvedor da AMD, Nicholas Kazlauskas, enviou os mais novos patches da DRM API na terça-feira para suportar Adaptive-Sync / Variable Refresh Rate. A nova API é adicionada como propriedades atômicas ao conector DRM e CRC para indicar se a "atualização variável" é capaz ou ativada.

A AMD tem patches instalados, mas ainda não são essenciais para obter esse suporte com seu hardware e sob uma sessão do Servidor X.Org (sem Wayland). As propriedades podem ser definidas / consultadas usando xrandr .

Esses novos patches podem ser encontrados na lista dri-devel . Vamos cruzar os dedos para que os bits do kernel aconteçam para o Linux 4.20 ~ 5.0 e que os bits do espaço do usuário sejam todos alinhados logo em seguida para entregar essa funcionalidade tão esperada.


Fonte

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário