Confira !!
No mês passado, notamos um novo driver Gallium3D em desenvolvimento pela Intel apelidado de "Iris" e potencialmente substituindo o driver "i965" clássico do Mesa para as gerações recentes de hardware gráfico Intel HD / UHD / Iris. Os desenvolvedores da Intel começaram a falar sobre este novo driver de GPU Linux de código aberto hoje na conferência XDC 2018 em A Coruña, Espanha.
Kenneth Graunke, desenvolvedor de longa data da Intel Linux, finalizou sua apresentação sobre o novo driver Iris Gallium3D. Embora o futuro esteja com o Vulkan e eles tenham um excelente driver Vulkan de código aberto em forma com a pilha "ANV", eles ainda estão investindo no OpenGL devido às muitas aplicações que ainda dependem do OpenGL agora e no futuro previsível. (Claro, isso poderia mudar também um pouco se o também novo Zink Gallium3D que está mapeando o OpenGL em cima do Vulkan - um dos vários projetos de código aberto que visam alguma forma de GL sobre esta API gráfica moderna. Mas esse trabalho também está em um estado preliminar.)
Ken tem trabalhado no driver Iris durante a maior parte do ano passado e tem feito muito progresso, já que a funcionalidade do OpenGL ainda é uma maneira de estar em paridade com o i965. O driver clássico e o suporte de hardware foram exclusivamente focados nos gráficos Intel Skylake e mais recentes.
A Intel está motivada a investir neste novo driver Linux OpenGL como parte de seu esforço para reduzir a sobrecarga do driver GL - um tema muito popular no ano passado. O sucesso do Vulkan e seu design de baixa sobrecarga os motivou a reexaminar seu driver OpenGL, bem como novos casos de uso, como a realidade virtual (VR). Com o atual hardware gráfico integrado da Intel, onde o envelope de energia é compartilhado com a CPU, a redução da sobrecarga da CPU também pode beneficiar potencialmente o desempenho da GPU em conseguir consumir uma parte maior da energia.
Anos atrás, os desenvolvedores da Intel tinham considerado o desenvolvimento de uma pilha de drivers baseada em Gallium3D, mas nunca acabaram saindo devido a todo o trabalho envolvido na reescrita do driver, assim como sua conversa de backend do LLVM havia sido descartada ao longo dos anos. Mas o Gallium3D atualmente é bastante maduro e agora eles também podem compartilhar seu backend de compilador NIR entre seus drivers legados / Vulkan e essa nova criação do Gallium. Outros itens também podem agora ser compartilhados graças ao código de cálculo de superfície ISL, biblioteca BLORP para blits / resolves, etc. Ken comentou: "A Gallium ficou muito melhor [ao longo dos anos]."
Além de limpar a arquitetura do driver em relação à manipulação do estado, melhorar o gerenciamento de memória e continuar a lidar com as novas gerações de suporte de hardware, o driver atual i965 está ficando muito complexo no suporte do Gen 11 "Icelake" ao hardware gráfico Gen 4. Com o Iris, este será um novo começo para as novas gerações de hardware da Intel. Como foi dito, a maior parte do trabalho de Ken até agora tem sido para o hardware gráfico Skylake e mais recente e que soa como se fosse o fim do espectro de suporte. O Iris também é projetado para funcionar somente com novos kernels (Linux 4.16+).
Embora o Mesa e o Gallium3D tenham elementos de plataforma cruzada, neste momento, os esforços da Iris OpenGL da Intel estão focados exclusivamente no suporte à plataforma Linux e não na substituição do driver proprietário do Windows. O driver Iris Gallium3D está apenas suportando o NIR e não o TGSI Gallium IR.
Quanto ao estado atual, a Iris tem uma taxa de aprovação de cerca de 87% para os testes Piglit OpenGL e algumas aplicações GL do mundo real estão funcionando. O driver está longe o suficiente para verificar se, no final, o driver Iris deve ser mais rápido, com menor sobrecarga do que o driver clássico i965. Na verdade, a sobrecarga da chamada de desenho é cerca de 5,4 vezes mais rápida com a Iris! (Concedido é um caso de teste muito sintético, mostra potencial.)
A diferença também pode ser ainda maior quando o Iris suporta corretamente o encadeamento do Gallium3D, etc.
Embora nem todos os recursos estejam disponíveis para o Iris, em testes reais no Apollolake, o desempenho melhorou em geral até 19%, mas para algumas cargas de trabalho não houve diferença de desempenho.
Os desenvolvedores da Intel estão agora convencidos pelas possibilidades atuais com o Gallium. Eles estarão olhando para o aumento da íris na árvore de fontes do Mesa no futuro, uma vez que o código esteja pronto, etc. Por enquanto, o código Iris é destinado apenas para desenvolvedores que desejam testar ou contribuir, e não para os jogadores do Linux.
Este driver Iris Gallium3D é particularmente interessante com a Intel planejando lançar uma GPU discreta em 2020 .
Fonte
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário