FERRAMENTAS LINUX: O driver de gráficos RadeonSI / Gallium3D Linux da AMD é otimizado para CPUs Ryzen

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

O driver de gráficos RadeonSI / Gallium3D Linux da AMD é otimizado para CPUs Ryzen




Confira!!



É indiscutivelmente um pouco atrasado, mas os patches agora estão pendentes para otimizar o driver de gráficos Linux de código aberto RadeonSI Gallium3D para a microarquitetura de CPU AMD Ryzen.

O que esse conjunto de correções faz com o código do driver do Mesa Gallium3D e do RadeonSI é otimizá-lo para a arquitetura AMD Zen com seus complexos de vários núcleos (CCX). O novo código permite fixar os encadeamentos de execução de aplicativos e drivers ao mesmo CCX, onde eles podem compartilhar o mesmo cache L3.

Ao garantir que todos os threads de driver de um determinado aplicativo / jogo estejam fixados no mesmo cache L3 / CCX do aplicativo, pode haver um benefício de desempenho significativo. Nos micro-benchmarks OpenGL, houve um aumento no desempenho de 32% para uma operação de elementos de desenho ou 25% para DrawArrays ao usar uma CPU AMD Ryzen Zen 1.

Para jogos / benchmarks do mundo real, espera-se que o benefício de desempenho seja muito menor do que os micro-benchmarks, mas ainda assim deve ser perceptível. Farei alguns benchmarks nos próximos dias com esses patches de Mesa.

Por enquanto, os patches estão sob revisão, mas esperamos que sejam resumidos no Mesa 18.3-dev em pouco tempo. Fique atento aos benchmarks sobre essas otimizações do RadeonSI + Ryzen.


Fonte

Até a próxima!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário