Confira!!
Se você costuma rotineiramente usar o código Linux Git mais recente e ainda está usando hardware de 32 bits (x86), talvez seja melhor tomar cuidado com os problemas relacionados à nova funcionalidade de K / PTI (Kernel Page Table Isolation).
Uma das adições ao kernel do Linux 4.19 que encerrou sua janela de mesclagem no último final de semana e seguiu para o 4.19-rc1 é o suporte a KPTI de 32 bits para isolamento de tabela de páginas similar ao x86_64 para mitigar a vulnerabilidade de Fusão nos processadores Intel.
Realmente não tem sido uma prioridade obter o suporte da PTI para o hardware i686, dada a idade do hardware e a maioria dos servidores ou outros sistemas realmente tendo muita exposição à potencial exploração do Meltdown são sistemas x86_64 mais modernos (sem conhecimento de nenhuma corporação ainda rodando velhos servidores Intel de 32 bits e muito menos nuvens ...). Mas com o Linux 4.19, o suporte para isolamento de tabelas de páginas está disponível.
Testes que fiz no mês passado sobre o suporte inicial do PTI de 32 bits em alguns laptops antigos da Intel descobriram que há de fato um impacto de desempenho semelhante ao da PTI em CPUs x86_64.
Mas se o impacto no desempenho não for ruim o suficiente, parece que o suporte PTI de 32 bits está causando alguns problemas para os primeiros testadores do kernel Linux 4.19.
Relatórios recentes incluem falhas de inicialização do EFI ao usar o PTI com compilações de 32 bits nos processadores da Intel. Também há relatos de corrupção do espaço do usuário causada pelo suporte da PTI de 32 bits. Esses são apenas os relatórios que tenho visto na lista de discussão do kernel no último dia.
Para encurtar a história, você já deve ter avisado o upgrade do seu hardware, ou se você realmente quer ajudar no teste do kernel do Linux 4.19, existe pelo menos o parâmetro nopti do kernel para desabilitar o isolamento da tabela de páginas na inicialização. Tempo.
Felizmente, com esses problemas relatados no início, o suporte PTI de 32 bits deve ser limpo quando o kernel Linux 4.19.0 for lançado como estável em meados de outubro. PTI de 32 bits está no topo de muitos outros novos recursos para o kernel Linux 4.19 .
Até a próxima!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário