FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao ARMv8.5-A está sendo preparado para combater as vulnerabilidades no estilo do Spectre

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O suporte ao ARMv8.5-A está sendo preparado para combater as vulnerabilidades no estilo do Spectre




Confira !!



No início deste mês, Arm começou a publicar detalhes da atualização do conjunto de instruções ARMv8.5-A, que deverá ser oficialmente documentada e lançada até o final do 1T'2019, enquanto a pilha do compilador LLVM já recebeu suporte inicial para as adições interessantes.

Aterrissar ontem no LLVM Git / SVN é o novo alvo do ARMv8.5-A enquanto acertar a árvore hoje é o trabalho mais interessante.

Uma das adições mais interessantes com o ARMv8.5-A - e agora suportado pelo LLVM - são adições arquitetônicas para evitar possíveis vulnerabilidades de segurança de execução especulativa no estilo Specter. Em primeiro lugar estão os novos registros do sistema de restrição de especulação . Esses novos registros permitem restringir certos tipos de execução especulativa.

Há também uma nova barreira de especulação com o conjunto de instruções ARMv8.5-A para limitar a execução especulativa às instruções que a seguem. Também são instruções de invalidação de previsão como barreiras à execução especulativa com base em uma execução anterior dentro de um determinado contexto de execução. Há também barreiras de especulação SSBB e PSSBB para restringir a execução especulativa de instruções de carga.

Fora do espaço de segurança, o ARMv8.5-A está assando uma nova instrução de memória persistente e instruções de números aleatórios .

Embora não façam parte desse trabalho de compilador LLVM, alguns dos outros aprimoramentos do ARMv8.5-A no convés incluem "marcação de memória" como outro recurso de segurança, suporte para depuração através de reinicializações de energia, traps mais refinados para virtualização e outros recursos de memória persistente.

É ótimo que o ARM seja rápido em obter extensões de conjunto de instruções para lidar melhor com a execução especulativa à luz do Specter (e para o suporte ao compilador ARMv8.5-A ser adicionado pontualmente ao LLVM), mas ele estará em 2019 no mais cedo antes de realmente ver qualquer hardware ARMv8.5-A.


Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário