FERRAMENTAS LINUX: O ARM está muito ocupado no próximo kernel com muito mais para o NVIDIA Tegra, Snapdragon 835 e mais

terça-feira, 30 de outubro de 2018

O ARM está muito ocupado no próximo kernel com muito mais para o NVIDIA Tegra, Snapdragon 835 e mais





Confira !!



Os pedidos de pull adicionando novo chip ARM / suporte SoC e várias plataformas / placas foram fundidos na noite de segunda-feira. Para este ciclo de kernel do Linux 4.20 (ou 5.0), há muito suporte a novos hardwares, especialmente entre os populares SBCs de ARM. Os bits de upstreaming NVIDIA Tegra também são outro grande destaque para este kernel.

Tem sido um ciclo ocupado para o ARM com 965 conjuntos de mudanças enfileirados e puxados de 101 ramificações downstream. Entre os trabalhos interessantes que estão na fila para o próximo kernel Linux estão:

- Muitas melhorias no NVIDIA Tegra. Arnd Bergmann, da Linaro, observou que o Tegra tem visto agora mais mudanças para este kernel do que nos dois anos desde o Linux 4.9.

- Suporte para o telefone Goldelico GTA04A5 ... Uma nova placa-mãe para entrar nos dispositivos da era OpenMoko Neo FreeRunner.

- Suporte para a placa "Clearfog" que usa um Marvell Armada 8040 SoC.

- Na frente do NXP i.MX há suporte para o ConnectCore 6UL SBC Pro. Infelizmente, nada no front i.MX explícito para os esforços do smartphone Purism Librem 5 ou para reforçar o suporte ao NXP i.MX8. Um dos poucos i.MX8 bits é um novo driver para gerenciamento de energia com uma nova interface de firmware.

- Suporte para o módulo de computação Raspberry Pi CM3 com o BCM2837. Esta placa existe desde o início de 2017, mas só agora está vendo o suporte ao kernel da linha principal.

- As placas Allwinner recentemente suportadas incluem o Orange Pi Zero Plus2, o Orange Pi One Plus, o Pine64 LTS, o Banana Pi M2 + H5 e o Banana Pi M2 + H3 de 64 bits.

- Suporte Mainline para o ASUS Tinker Board S com RK3288 SoC, RockPro64, Rock960 e ROC-RK-3399-PC na parte frontal do Rockchip SoC.

- Suporte HiSilicon Hi3670 SoC e placa de desenvolvimento HiKey 370.

- Suporte amlogico para o Meson G12A chi que é um design quad-core Cortex-A53.

- Suporte para o SoC Qualcomm MSM8998 (Snapdragon 835) usado por novos smartphones e laptops.

- O TEE (Trusted Execution Environment) do ARM agora tem uma interface no kernel para acessar o TEE a partir de drivers de dispositivos.

A lista completa e completa de alterações de plataforma / SoC da ARM para este próximo kernel pode ser encontrada através desta publicação na lista de discussão . O kernel Linux 4.20 ~ 5.0 será lançado como estável no final de 2018 ou nos primeiros dias de 2019.


Fonte

Até a próxoima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário