FERRAMENTAS LINUX: O Driver de gráficos Intel Linux está trabalhando para o suporte de vídeo 5K + com VESA DSC

terça-feira, 2 de outubro de 2018

O Driver de gráficos Intel Linux está trabalhando para o suporte de vídeo 5K + com VESA DSC




Confira !!



Embora os monitores 4K sejam ótimos por enquanto, os monitores 5K estão no horizonte e a Intel está trabalhando arduamente preparando seu driver gráfico de código aberto no Linux para suportar telas 5K e além.

Fundamental para suportar monitores da próxima geração, pelo menos com interfaces DisplayPort, é capaz de acomodar o DSC ou Display Stream Compression . Esta especificação de compressão de exibição é considerada boa o suficiente para lidar com até 8K de monitores de laptop. A VESA anunciou isso há alguns anos , e não será antes de Icelake ter processadores com gráficos Gen 11 antes que a Intel apóie a tecnologia. O Icelake deve sair no final de 2019 ou no início de 2020, mas a equipe de pilotos de código aberto já está trabalhando no suporte.

O suporte VESA DSC da Intel está se unindo e estará no kernel linux mainline com bastante tempo antes que o hardware Icelake seja enviado (ou telas maiores que 5K se tornando mais comuns).

Manasi Navare, da equipe de gráficos da Intel, falou sobre o Display Stream Compression para seu hardware e driver de gráficos para Linux na conferência XDC2018 na Espanha. A cobertura não é nada inovadora, mas se você estiver interessado em padrões de exibição, poderá aprender mais através do deck de slide  (PDF).



Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário