FERRAMENTAS LINUX: O driver MSM DRM da Qualcomm se prepara para mudar para o agendador de GPU "AMDGPU"

terça-feira, 2 de outubro de 2018

O driver MSM DRM da Qualcomm se prepara para mudar para o agendador de GPU "AMDGPU"





Confira !!



O driver MSM DRM alinhado à Freedreno para suportar o hardware da Qualcomm Snapdragon está se preparando para fazer uso do que era o planejador AMDGPU DRM.

Não se trata de ter que lidar com a forma como a Adreno da Qualcomm começou há uma década, quando a empresa adquiriu o IP da Imageon da AMD. Em vez disso, este esforço está fazendo uso do agendador de GPU AMDGPU DRM desde que foi recentemente lançado em um agendador de GPU genérico. O código do agendador de GPU AMDGPU da AMD foi efetivamente promovido a ser o "agendador de GPU DRM" depois que alguns desenvolvedores do Etnaviv (aqueles que trabalham com o suporte de driver de gráficos Vivante com engenharia reversa) quiseram usar esse agendador. Desde então, começaram a usar esse agendador . O driver Broadcom VC5 também explorou o uso desse agendadortambém. Além disso, um dos esforços do piloto de Lima também o utiliza .

Desde que foi transformado em código genérico, ele também recebeu várias melhorias e continua sendo refinado também pela equipe da AMD. O mais recente projeto de driver que agora busca usar esse "agendador de GPU DRM" é o driver Qualcomm / Freedreno MSM.

Sharat Masetty da Code Aurora (Qualcomm) enviou um conjunto de 13 patches no domingo para configurar esse agendador para ser usado para as necessidades gerais de agendamento de tarefas. Os benefícios imediatos de adotar esse agendador de GPU DRM são melhores desempenhos de driver e suporte de fence assíncrono.

Detalhes sobre a conexão MSM deste agendador de GPU DRM podem ser encontrados através desta série de correções.. É tarde demais para testes e filas no kernel Linux 4.20 ~ 5.0, mas talvez ele esteja pronto para ser mesclado no release seguinte.


Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário