FERRAMENTAS LINUX: O Suporte de memória PCI peer-to-peer está à frente do kernel Linux 4.20 ~ 5.0

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O Suporte de memória PCI peer-to-peer está à frente do kernel Linux 4.20 ~ 5.0




Confira !!



Com o próximo ciclo do kernel do Linux 4.20 (que deu comentários anteriores de Linus Torvalds pode ser renomeado para Linux 5.0), um novo recurso PCI na fila da próxima janela de mesclagem é o suporte a memória peer-to-peer.

Este suporte à memória PCI peer-to-peer (P2P) já está sendo desenvolvido há algum tempo. O que esta funcionalidade é fundamentalmente está suportando dispositivos PCI (Express) que possuem memória mapeada dentro de seu espaço BAR (Base Address Register) para transações peer-to-peer. O novo código do kernel fornece a interface necessária para que outros subsistemas do kernel possam localizar / alocar partes desta memória como para memória peer-to-peer via P2P DMA. A memória ponto-a-ponto pode ajudar a reduzir a pressão na RAM do sistema à medida que a memória é trocada diretamente entre os dispositivos PCIe.

Esse suporte a memória P2P PCI do Linux foi originalmente trabalhado com um foco de transferência de cópias para telas NVMe para que os dados pudessem ir diretamente de NICs RDMA para a memória peer e copiados diretamente para o armazenamento de estado sólido NVM Express - ignorando completamente a memória do sistema. A desvantagem dessa abordagem é possível uma menor taxa de transferência.

Este código de suporte de memória PCI P2P DMA é enfileirado na próxima árvore do PCI antes do kernel Linux 4.20 ~ 5.0. O conceito é interessante e será interessante ver como ele evolui no futuro com outros dispositivos PCI Express.


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário