Confira !!
As árvores estáveis do Linux que receberam recentemente o STIBP "Single Thread Indirect Branch Preditors" após o back-porting do Linux 4.20 estão vendo o código revertido. Essa é a mudança que recentemente causou grandes lentidões no desempenho do Linux para cargas de trabalho como Python, PHP, Java, compilação de código e outras cargas de trabalho, como alguns jogos.
Após uma semana de benchmarks mostrando como o STIBP está / estava regredindo o desempenho do kernel Linux 4.20 , o que também irritou Linus Torvalds com o impacto do desempenho não sendo comunicado quando os patches foram mesclados, o código está sendo removido dos branches estáveis. Este suporte a STIBP para a atenuação de hyperthreads do Specter V2 foi restaurado para as séries Linux 4.14 e 4.19 LTS suportadas, mas devido às consideráveis regressões de desempenho definidas por padrão, o código está sendo revertido.
As reversões estão presentes na árvore linux-stable-rc de Greg KH . Os próximos lançamentos de pontos de kernel Linux 4.19.4 e 4.14.83 terão o código revertido e, portanto, as regressões de desempenho serão restauradas.
No atual kernel Linux 4.20 Git, o STIBP permanece no lugar. Existe a melhor abordagem para o STIBP ainda em revisão . Espera-se que a nova série de patches esteja pronta para ser mesclada antes do envio do Linux 4.20.0 em aproximadamente um mês, de modo que deve ser atendido pela versão estável do 4.20. Resta saber se esse novo código com a melhor heurística de STIBP será então transferido para a atual série estável / LTS, mas não seria muito surpreendente se esse for o caso.
É ótimo que o código STIBP esteja sendo limpo logo que as ramificações significativas de desempenho sejam reveladas.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário