FERRAMENTAS LINUX: Não entre em pânico, você pode inicializar o Linux nos novos dispositivos da Apple

sábado, 10 de novembro de 2018

Não entre em pânico, você pode inicializar o Linux nos novos dispositivos da Apple





O novo chip T2 da Apple melhora a segurança de várias maneiras



A Apple impede que o Linux inicialize seus laptops Mac Mini PC ou MacBookAir recém-atualizados?

Essa é a alegação que atualmente está circulando o dreno coletivo da rede . A ideia é que o novo chip T2 'enclave seguro' que a Apple incorporou em seus novos modelos impede o Linux de inicializar.

Mas isso é realmente verdade?

Meio que A resposta é “sim, tecnicamente” e “não, não completamente”.

O Chip T2  e o Linux

Os novos sistemas Mac Mini e MacBook Air da Apple apresentam o T2 'secure enclave' de engenharia personalizada.

O chip T2, que acompanha os novos computadores Mac Mini e MacBook Air, foi projetado para ajudar a reforçar a segurança do dispositivo, lidar com criptografia, gerenciar ID de toque e garantir que o microfone não possa “sempre ouvir” quando a tampa é fechada.

Como configurado fora da caixa, o T2 não impedir o Linux de boot. Na verdade, vai parar tudo o que não é o macOS, como  a própria documentação da Apple  aponta:

OBSERVAÇÃO: atualmente não há confiança fornecida para o UEFI CA 2011 da Microsoft Corporation, o que permitiria a verificação do código assinado pelos parceiros da Microsoft. Esta UEFI CA é comumente usada para verificar a autenticidade de carregadores de inicialização para outros sistemas operacionais, como variantes do Linux.

Mas não é aí que a resposta termina.

Em primeiro lugar, a Apple pode optar por adicionar suporte para o certificado Microsoft UEFI CA 2011. Este certificado é o mesmo que permite aos usuários Linux distribuir dual boot como o Ubuntu com o Windows 10 e  manter a inicialização segura habilitada.

Infelizmente, isso não aconteceu.

Em segundo lugar, toda a política “Secure boot” pode ser desativada.

Você pode inicializar o Linux no novo MacBook Air

A Apple criou um novo “Startup Security Utility” para computadores Mac que acompanham o chip de segurança Apple T2.

Utilitário de segurança de inicialização da Apple


Esse utilitário pode ser acessado pela inicialização do macOS Recovery e concede acesso a uma ampla variedade de configurações de política de segurança.

Estado da Apple: “[…] computadores com o chip T2. O usuário está no controle das configurações do dispositivo e pode optar por desabilitar ou reduzir a funcionalidade de inicialização segura. ”

Como “o usuário está no controle” das configurações de seu dispositivo, ele inclui a política de inicialização segura que impede que as distribuições do Linux sejam carregadas.

Qualquer um pode  inicializar o Linux nos novos modelos Mac Mini e MacBook Air - eles só precisam desativar a inicialização segura primeiro.

Algumas pessoas acharão que a troca vale o incômodo de iniciar a recuperação. Outros não. De qualquer forma, a opção significa que não há necessidade de pânico se você for um usuário do Linux com um fetiche de hardware de Cupertino.

Além disso, como sempre, há muitos laptops e desktops amigáveis ​​ao Linux que não são fabricados pela Apple…


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário