FERRAMENTAS LINUX: O Elivepatch está progredindo para a correção de kernel ativo no Gentoo, e está chegando para outras distribuições

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

O Elivepatch está progredindo para a correção de kernel ativo no Gentoo, e está chegando para outras distribuições



Confira !!



O Elivepatch é um mecanismo distribuído de atualização de kernel desenvolvido pela multidão do Gentoo durante o GSoC 2017 e continua sendo desenvolvido. Embora ainda esteja centrado em torno do Gentoo, há ambições de trazer esta tecnologia de patch de código aberto ao vivo para outras distribuições.

Alice Ferrazzi como Líder do Projeto Gentoo Kernel tem sido fundamental para o desenvolvimento do Elivepatch desde o seu início há quase dois anos e ela se apresentou na semana passada na Linux Plumbers Conference 2018. O Elivepatch se baseia no código live-patching no kernel principal mas foi motivado devido às diferentes soluções do fornecedor serem bastante limitadas. Por exemplo, o Oracle com Ksplice só funciona com os kernels do Oracle Linux, algumas das soluções de fornecedores são de código fechado, requerem outros bits de kernel personalizados ou não têm suporte a longo prazo.

O Elivepatch, por sua vez, é totalmente open-source, suporta configurações de kernel personalizadas e aproveita as personalizações orientadas por solicitações. O Elivepatch foi desenvolvido em estreita colaboração com os mantenedores do Kpatch da Red Hat. Alguns dos trabalhos futuros que estão sendo realizados pelo Elivepatch incluem a automatização de mais processos, suporte a multi-distribuição, assinatura de suporte para patches ao vivo, verificação de CI / CD do kernel e uma sobreposição de Gentoo Elivepatch. Alvos de distribuição atuais para o Elivepatch além do Gentoo são o Fedora, o Debian e até o Android.

Para aqueles que desejam aprender mais sobre o Elivepatch, a apresentação LPC2018 de Alice Ferrazzi pode ser vista aqui . Mais informações sobre ele podem ser encontradas no Wiki do Gentoo e o código do cliente está disponível no GitHub do Gentoo .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário