FERRAMENTAS LINUX: O kernel Linux 4.20 está para receber correções que impediram que alguns sistemas AMD Raven Ridge iniciassem

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O kernel Linux 4.20 está para receber correções que impediram que alguns sistemas AMD Raven Ridge iniciassem




Confira !!



Parece que o núcleo principal do kernel Linux 4.20 dentro de alguns dias estará funcionando bem em mais hardware da AMD. Em particular, as APUs Raven Ridge Zen + Vega, que têm sido bastante problemáticas dependendo da BIOS / placa-mãe desde o seu lançamento, há quase um ano.

Enfileirado nesta manhã na ramificação x86 / urgente , que deve ser enviado para Linus Torvalds como parte das correções para o kernel do Linux 4.20 em breve, está corrigindo a ordem de inicialização do mecanismo de limite no código x86 MCE específico da AMD. O envio explica "Atualmente, o código configura o vetor de interrupção de limiar e só então inicia a inicialização dos bancos de limiarização. O que está errado, porque uma interrupção inicial de limiar causaria uma desreferência do ponteiro NULL ao acessar esses bancos e impedir que a máquina inicializasse. Portanto, defina somente o vetor de interrupção de limiar * após * ter inicializado os bancos com êxito. "

O bug que introduziu este problema ao código de kernel do AMD MCE foi fundido em 2016. Dos relatórios de bug relacionados a esse problema, o hardware Ryzen 2500U / Raven Ridge parece ser um traço comum. Mas, dependendo da placa-mãe e da versão específica do BIOS, o problema pode ou não se apresentar. Uma solução alternativa até agora foi inicializar os kernels afetados com mce = off para evitar essa desreferência de ponteiro nulo que interromperia o processo de inicialização. É bom que esse problema esteja sendo esclarecido e um dos meus sistemas Raven Ridge esteja executando problemas de inicialização do kernel com seu BIOS mais recente, que tentarei agora novamente assim que esse commit chegar ao Linux 4.20. Presumivelmente, esta mudança também será retornada para a atual série estável / LTS.

Fonte

Até a próxima   !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário