terça-feira, 13 de novembro de 2018
O novo projeto de código aberto da Microsoft é o " Shader Conductor " para a compilação cruzada de HLSL
Confira !!
O mais recente projeto de código aberto da Microsoft sob uma licença do MIT é o Shader Conductor, que permite a compilação cruzada de HLSL para outros idiomas - incluindo o uso de GLSL para OpenGL / Vulkan.
O Shader Conductor é um dos vários projetos de código aberto para passar de uma linguagem de sombreamento para outra. Com o Shader Conductor da Microsoft, o foco está na conversão do HLSL para GLSL ou SPIR-V (OpenGL / Vulkan), ESSL (OpenGL ES), MSL (Apple Metal) e modelos de sombreamento HLSL mais antigos. O Shader Conductor pode lidar com todos os estágios do shader, incluindo geometria e computar sombreadores.
Isso está longe de ser o primeiro projeto neste espaço, mas é uma iniciativa oficial de código aberto da Microsoft. Presumivelmente, a esperança deles é que os desenvolvedores de jogos se concentrem em um primeiro fluxo de trabalho do Direct3D / HLSL e só depois focar em outras APIs gráficas como OpenGL / Vulkan / Metal, e não o contrário.
O Shader Conductor depende do DirectX Shader Compiler da Microsoft, de código aberto anteriormente , bem como do projeto Khronos SPIRV-Cross para lidar com o SPIR-V. Engraçado, é a SPIRV-Cross que faz muito do trabalho pesado com o DirectXShaderCompiler que emite a representação intermediária do SPIR-V antes de levá-lo para uma das linguagens de sombreamento da própria Khronos, Metal ou mesmo para direcionamento HLSL do Direct3D 9/10/11.
Engraçado o suficiente, o Shader Conductor da Microsoft está contando com o SPIR-V, indo dos Direct3D 12 HLSL para os shaders compatíveis com o Direct3D 9/10/11.
O Shader Conductor ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento e seu código acabou de ser publicado há alguns dias no GitHub .
Fonte
Até a próxima !!
Marcadores: Linux, Android, Segurança
#Free Software,
#microsoft,
#Notícia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário