Confira !!
O Dia de Arquitetura da Intel, na terça-feira, foi deliciosamente preenchido com uma enorme quantidade de valiosas informações de hardware, mas os esforços de software da Intel também foram abordados brevemente. Na verdade, Raja Koduri reforçou como o software é uma grande parte da tecnologia da Intel e acompanha seus pilares de segurança, interconexão, memória, arquitetura e processo, e é aí que a sua nova iniciativa oneAPI se encaixa. emocionante na frente do software.
Raja compartilhou durante sua apresentação que a Intel tem cerca de 15.882 pessoas trabalhando em software na empresa. O número é certamente alto e me surpreendeu com alguma surpresa, mas, claro, eles são um dos maiores contribuidores para o kernel do Linux, mantêm uma infinidade de projetos de código aberto sob o Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel, colocaram um monte de Software Windows também, o compilador ICC e muitos outros aplicativos e ferramentas de software. Em comparação, os últimos relatórios colocam o número total de funcionários da AMD em cerca de nove mil, em comparação com a Intel, com quinze mil trabalhando apenas em software de seus mais de cem mil funcionários em todo o mundo.
Outro número que Raja compartilhou durante sua apresentação foi que a Intel supervisiona 35 distribuições Linux. A distribuição Linux mais notável da Intel é provavelmente o Clear Linux, que apresentamos muito graças ao seu incrível potencial de desempenho, mas eles também estão fortemente envolvidos no Yocto, no MeeGo / Moblin no passado, etc.
Depois de uma mesa-redonda com Raja Koduri e Jim Keller, apesar de ter sido a maior surpresa para mim do dia ... eu decidi perguntar a Raja se a ênfase da Intel na segurança seria renovada se houvesse algum plano para abrir o código da FSP. Eu perguntei como eu perguntei à NVIDIA se eles têm algum novo plano para ajudar os drivers de código aberto e outras perguntas duradouras nesse sentido apenas por um dia esperando ouvir a tão esperada resposta enquanto não esperava se surpreender ... Mas Raja lançou essa surpresa: ele está trabalhando nisso!
Puristas de software livre, usuários de consciência de segurança e outros querem há anos que a Intel abra seu pacote de suporte de firmware (FSP) para inicializar o silício Intel - CPU, controlador de memória, chipset - em vez de ser uma caixa preta binária que poderia conter backdoors e um inibidor para aqueles que querem um sistema de código aberto até o BIOS. A Intel faz um ótimo trabalho de código aberto em muitos níveis da pilha, mas neste nível mais baixo com o FSP é onde infelizmente este blob binário é necessário para inicializar o hardware da Intel. Raja indicou que ele está de fato trabalhando para abri-lo.
Ao ter outra oportunidade de perguntar a ele sobre isso no final do dia, perguntando sobre um possível período de tempo que ele esperava saber mais no primeiro trimestre - bastante agradável como depois de ser pego de surpresa por sua resposta inicial, temendo que poderia ser mais um empreendimento plurianual. Ele também indicou que existe demanda do cliente por ter o código aberto do FSP. Quando perguntado se isso seria apenas para plataformas futuras ou também hardware atual, ele não teve uma resposta imediata. Infelizmente, com Raja em alta demanda em tal evento, não houve muito tempo extra para fazer outras perguntas de interesse para o nosso público Linux / código aberto.
Isso é empolgante para tornar o hardware da Intel mais amigável ao código aberto e aumenta as perspectivas de um melhor suporte ao Coreboot / LinuxBoot em novas placas-mãe Intel e também uma medida razoável para garantir melhor segurança no ambiente atual. Também será interessante ver se esse movimento faz com que a AMD reconsidere a abertura de sua AGESA.
Embora ainda não esteja definido, parece bom que pudéssemos ver um FSP de código aberto da Intel em 2019 ... Quando eu ouço mais alguma coisa, eu irei transmiti-lo para o que está parecendo uma grande vitória para o open-source. fonte e segurança.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário