FERRAMENTAS LINUX: As atualizações de Mapeamento Linux DMA ajudam a recuperar as perdas causadas por Retpolines Spectre V2

sábado, 22 de dezembro de 2018

As atualizações de Mapeamento Linux DMA ajudam a recuperar as perdas causadas por Retpolines Spectre V2




Confira !!


Ainda outra solicitação de pull enviada no início antes dos feriados para a janela de mesclagem do kernel do Linux 4.21 são as atualizações de DMA-Mapping gerenciadas por Christoph Hellwig. Normalmente, as mudanças de DMA-Mapping não são realmente dignas de nota, mas desta vez traz algumas melhorias para ajudar a compensar a sobrecarga incorrida pelas Retpolines para a mitigação do Spectre V2.

Embora o ano tenha começado a parecer bastante brutal para o desempenho do Linux devido aos custos associados às mitigações do Specter e do Meltdown, felizmente, quando terminamos 2018, houve muita redução de sobrecarga e outras otimizações contínuas. O exemplo mais recente disso é com as alterações de Mapeamento de DMA para ajudar a recuperar grande parte do impacto que Retpolines teve no código de DMA.







A série de correções que vale a pena mencionar a partir desta solicitação de pull é para evitar chamadas indiretas para mapeamentos diretos de DMA. Esta série de patches é capaz de recuperar grande parte da sobrecarga de Retpoline consolidando muito do código de mapeamento DMA em um único caminho de código e daí usar chamadas diretas o máximo possível "evitando sobrecarga enorme de retpolina para cargas de trabalho de alto desempenho". Os testes foram feitos contra uma carga de trabalho de encaminhamento do XDP e descobriu-se que essa série de atualizações recupera uma "grande parte" dessa desaceleração induzida pela Retpoline. O engenheiro de núcleo da Red Hat, Jesper Brouer, confirmou o sucesso desta série de patches.

Esse trabalho e mais está incluído como parte dessa solicitação de recebimento .

É ótimo ver o trabalho contínuo de compensar a sobrecarga causada por Spectre / Meltdown, enquanto em 2019 veremos processadores com mais mitigações baseadas em hardware.

Fonte

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário