FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao Freedreno Gallium3D chega com o MSAA para o Qualcomm Adreno Série 600

domingo, 9 de dezembro de 2018

O suporte ao Freedreno Gallium3D chega com o MSAA para o Qualcomm Adreno Série 600




Confira !!



Enquanto a Qualcomm estava ocupada hospedando seu Tech Summit esta semana no Havaí, os desenvolvedores independentes de código aberto estavam avançando com seu suporte de driver de gráficos 3D Qualcomm Adreno de engenharia reversa.

Rob Clark, da Red Hat, e Kristian Kristensen, do Google, levaram as melhorias mais recentes do driver Freedreno Gallium3D para o Mesa 19.0. A adição mais notável foi o suporte anti-aliasing multi-sample (MSAA) para o hardware da série Adreno 600. Agora também há suporte a EXT_multisampled_render_to_texture exposto por esse driver Gallium3D. Além desse trabalho também houve correções e outras mudanças .

Nos últimos meses, o suporte A6xx de código aberto foi se unindo para este gráfico de última geração suportado pelo Snapdragon SoCs da Qualcomm. No lado do kernel, o driver MSM DRM pegou o suporte do A6xx no  kernel Linux 4.19, enquanto o Mesa pegou o suporte na nova versão 18.3, embora continuasse sendo aprimorado para o Mesa 19.0 em desenvolvimento.

Esse esforço é ajudado pelo Google usando o driver MSM DRM com seu smartphone Pixel 3 e com o envio de drivers do Direct Rendering Manager para todos os dispositivos Android. Continuamos vendo o Google contribuindo mais para os bits do kernel, mas também algumas contribuições para Mesa gosta de ouvir com o trabalho de Kristian.

Fonte

Até a  próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário