FERRAMENTAS LINUX: VirtIO-FS: Uma abordagem melhor proposta para compartilhar pastas / arquivos com VMs convidadas

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

VirtIO-FS: Uma abordagem melhor proposta para compartilhar pastas / arquivos com VMs convidadas



Confira !!



Os desenvolvedores da Red Hat propuseram um novo componente do VirtIO-FS para fornecer um melhor suporte para pastas / arquivos compartilhados entre as máquinas virtuais host e guest.

O VirtIO-FS foi desenvolvido a partir da necessidade de compartilhar pastas / arquivos com VMs convidadas de maneira rápida, consistente e segura. Eles projetaram o VirtIO-FS para contêineres Kata, mas também podem ser usados ​​com outras VMs. O projeto existente mais próximo de atender às suas necessidades foi o Virtio-9p, mas houve problemas de desempenho e outros fatores que os levaram a projetar essa nova solução.
Como o virtio-fs difere das abordagens existentes
========================================== ====
A idéia única por trás do virtio-fs é aproveitar a co-localização da máquina virtual e do hipervisor para evitar a comunicação (vmexits).

O DAX permite que o conteúdo do arquivo seja acessado sem comunicação com o hipervisor. A região de memória compartilhada para metadados evita a comunicação no caso comum em que os metadados não são alterados.

Ao substituir a comunicação dispendiosa por acessos de memória compartilhada mais baratos, esperamos obter um desempenho melhor do que abordagens baseadas em protocolos de sistema de arquivos de rede. Além disso, isso também facilita a obtenção da semântica (coerência) do sistema de arquivos local.

Essas técnicas não são aplicáveis ​​aos protocolos do sistema de arquivos de rede, pois o canal de comunicação é ignorado, aproveitando a memória compartilhada em uma máquina local. É por isso que decidimos construir o virtio-fs em vez de focar no 9P ou no NFS.

Os resultados iniciais de benchmark no VirtIO-FS são promissores, especialmente por se basearem no FUSE. Números iniciais e outros detalhes sobre esta proposta inicial e patches preliminares podem ser encontrados através desta série de correções do kernel .

Fonte

Até a próxima !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário