FERRAMENTAS LINUX: A Intel está para eventualmente explorar oferecendo um painel de controle gráfico para Sistemas Linux

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

A Intel está para eventualmente explorar oferecendo um painel de controle gráfico para Sistemas Linux




Confira !!



A pilha de drivers de gráficos Linux da Intel nunca ofereceu seu próprio GUI do painel de controle do driver, como é comum entre todos os principais fornecedores de gráficos no Windows, mas optou pela experiência de linha de comando e fez uso de interfaces comuns com o que é oferecido pela os diferentes ambientes de área de trabalho para manipulação de resolução, configuração de vários monitores, etc. Mas, no futuro, eles podem acabar trazendo um novo painel de controle do driver gráfico para o Linux.

Com exceção do driver de gráficos Linux proprietário da NVIDIA que oferece uma interface de painel de controle baseada em GTK com todos os controles significativos em um ambiente GUI (além de também oferecer acesso CLI aos tunables), os drivers gráficos Linux de código aberto A Radeon, a Intel e a Nouveau confiaram nos painéis de controle genéricos fornecidos pelos diferentes ambientes de desktop. A atual rodada de painéis de configurações da GUI do Linux geralmente é limitada apenas aos controles de monitor RandR comuns / configuração de vários monitores e outras configurações básicas de exibição, mas longe do que pode ser configurado através dos painéis de controle do driver no Windows.

          As configurações de exibição oferecidas atualmente na área de trabalho do GNOME.


Não é que o Linux já não suporte esses tunables, mas na verdade ambos os drivers Radeon e Intel oferecem muito do mesmo nível de configuração apenas atualmente ele é exposto apenas via linha de comando via sysfs / debugfs, kernel ioctls, etc, e não realizado em qualquer área de configuração da GUI. Para a parte da AMD Radeon, eles discutiram anteriormente a migração de sua interface de usuário Radeon Software baseada em Qt para o Linux, mas no final não o fizeram e deixaram as tarefas da GUI para os ambientes de desktop Linux.

O antigo painel de controle do driver Radeon "AMDCCCLE" para sistemas Linux, não era mais mantido / funcionando.


Com o cenário gráfico da Intel ficando mais emocionante com os gráficos Icelake Gen11 no final deste ano e o primeiro de seus gráficos discretos "Xe" esperados para 2020, eles podem acabar oferecendo um painel de drivers GUI para Linux. 

O atual painel de controle do driver gráfico NVIDIA Linux, a opção mais rica em recursos no momento.


A equipe de gráficos da Intel vem provocando um novo painel de controle do Windows que eles devem anunciar em breve, então decidi perguntar sobre qualquer plano de Linux.


A resposta veio basicamente como eu esperava: " A primeira versão do painel de controle não incluirá o Linux; no entanto, nós o ouvimos e estamos explorando versões futuras. "

Agora, os usuários de desktop de gráficos Intel Linux não estão perdendo em muito desde que toda a funcionalidade necessária está no lugar. Mas quando se trata de gráficos discretos e abertura para overclocking e ajustes avançados, como muitos jogadores estão acostumados a fazer no Windows, obviamente faria sentido oferecer uma boa interface gráfica ao usuário, em vez de editar arquivos de configuração do Mesa, escrevendo valores via sysfs etc; nós certamente sabemos que há muito interesse no Linux em gráficos Intel discretos .


Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário