FERRAMENTAS LINUX: O Clear Linux está explorando o "libSuperX11" como o mais novo esforço de otimização

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

O Clear Linux está explorando o "libSuperX11" como o mais novo esforço de otimização




Confira !!



Como outra otimização para a distribuição Clear Linux da Intel, está sendo considerada uma biblioteca "libSuperX11" que muda fundamentalmente como as bibliotecas X.Org são tratadas.

O membro da Intel Fellow, Arjan van de Ven, apresentou uma proposta para criar um "libSuperX11" que seria um único arquivo de biblioteca representando o que é atualmente muitas bibliotecas X11 pequenas. Quando o X11 foi modularizado, ele foi dividido em várias bibliotecas pequenas. A maioria dos kits de ferramentas GUI e outros grandes usuários do X11 acabam carregando essas mais de uma dúzia de pequenas bibliotecas, onde o objetivo da libSuperX11 é eliminar tantas bibliotecas pequenas.

Ter tantas bibliotecas para carregar normalmente adiciona custos de tempo de inicialização, maior uso de memória e não permite LTO (Link Time Optimization) entre bibliotecas pelo compilador. O objetivo da libSuperX11 seria ter uma biblioteca de superconjunto que consolidasse o máximo possível dessas pequenas bibliotecas em um único arquivo de objeto.

Essa não é uma alteração trivial, pois os aplicativos precisariam vincular-se a essa nova biblioteca de superconjunto, mas há planos de compatibilidade fazendo pequenas bibliotecas stub e também etapas de compatibilidade para preservar a compatibilidade de origem / compilação. Isso também torna a situação um pouco confusa, caso essas bibliotecas do X11 acabem tendo uma quebra de ABI, mas é menos provável que esses anos com o estado do X11 estejam bastante maduros no Linux e não vejam muitas mudanças no upstream hoje, pelo menos iria quebrar o ABI.

Mais detalhes sobre essa mudança planejada para libSuperX11 podem ser encontrados na lista de discussão do Clear Linux .


Fonte

Até a próxima  !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário