Confira !!
Como alguns outros noticiários gráficos do Linux hoje, junto com a NVIDIA lançando suporte Compatível com G-SYNC para Linux , o driver Intel Mesa OpenGL poderia em breve finalmente atingir a conformidade do OpenGL 4.6 com o código mainline.
O OpenGL 4.6 tem mais de um ano, mas nenhum dos atuais drivers do Mesa suportaram esta última revisão, devido ao fato de estarem sendo retidos pelos ARB_gl_spirv e ARB_spirv_extensions que são grandes adições ao permitir a ingestão do SPIR-V como parte de alguma interoperabilidade da Vulkan. Este tem sido um grande empreendimento tanto para a Intel quanto para a pilha de drivers RadeonSI, mas pelo menos para a equipe da Intel, eles têm a linha de chegada à vista.
Alejandro Piñeiro, da firma de consultoria Igalia, enviou a série de patch final necessária para habilitar ARB_gl_spirv e ARB_spirv_extensions para o driver e, por sua vez, habilitar o OpenGL 4.6.
O desenvolvedor do Igalia comentou na lista de discussão , "chegamos a um ponto em que consideramos nosso ramo de desenvolvimento bom o suficiente para permitir ambas as extensões em i965, então preferimos enviar a série completa, em vez de continuar enviando subsérie de sub-recursos específicos. um efeito colateral de ativar ambas as extensões, também podemos expor o OpenGL 4.6 em i965. "
A grande série de patches está agora sob revisão no Gitlab. É tarde demais para o Mesa 19.0 que entrou em seu congelamento de recursos ontem, mas esperamos ver esse suporte a OpenGL 4.6 de código aberto da Intel se materializar a tempo para o Mesa 19.1.0, que deve sair em maio. Além disso, espero que o suporte a RadeonSI Gallium3D OpenGL 4.6 não esteja muito atrasado.
Fora do open-source / Mesa, o driver NVIDIA Linux e os drivers "PRO" da Radeon Software têm suportado o OpenGL 4.6 desde logo após o lançamento da especificação para o verão de 2017 .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário