FERRAMENTAS LINUX: O Fedora faz progresso em novo sistema de privacidade para contar as estatísticas de usuários

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

O Fedora faz progresso em novo sistema de privacidade para contar as estatísticas de usuários




Confira !!



No início deste mês, foi anunciada uma proposta de mudança que daria ao sistema Fedora um novo identificador único de rastreamento UUID para contar os sistemas . A intenção não é rastrear usuários, mas sim fornecer mais estatísticas sobre a base de instalação do Fedora em comparação com o sistema atual que está apenas rastreando endereços IP exclusivos, mas uma proposta revisada melhoraria a privacidade e ainda ofereceria muitas das mesmas estatísticas de potencial. .

Ao invés de depender de um identificador único que é transmitido para os servidores de atualização do Fedora, a proposta revisada está focada apenas em transmitir a "variante" (indicando se você está executando o Fedora Workstation ou um dos outros spins) e depois um novo "countme" variável. Essa variável countme seria gerenciada no lado do cliente e sob o pensamento atual aumentaria semanalmente para refletir a idade do sistema Fedora: isso permitiria que o Fedora enxergasse a idade dos sistemas, novas instalações vs. atualizações em novos lançamentos, o número de usuários apenas executando em Docker / cloud / outras instâncias de curta duração e outras métricas, mas sem depender de um UUID por sistema.

Essa variável countme armazenada localmente poderia obviamente ser manipulada pelo usuário final, mas é mais voltada para a privacidade e esperamos que não seja motivo de preocupação para os usuários. A última revisão desta proposta pode ser encontrada no Wiki do Fedora .

Esse ticket do FESCo também é onde tem havido discussões sobre o assunto acontecendo para reunir melhores estatísticas de instalação. O Fedora está focado em obter uma visão precisa do número de instalações, quantas dessas instalações são de longo prazo, as variantes mais usadas do Fedora e o impacto em qualquer curto prazo durante o longo prazo. Com um plano "countme" incremental, também permitiria ver a rapidez com que os usuários mudam para novas versões do Fedora, quantos sistemas são atualizados para cada lançamento e métricas relacionadas.


Matthew Miller, do Fedora, também compartilhou suas atuais estatísticas de espelhos como mostrado acima. Com base nesta metodologia atual, eles vêem que o Fedora 29 é cerca de 40% maior do que o pico do Fedora 28, que eles acreditam ser bom demais para ser verdade. Então, enquanto eles ficariam felizes em ver mais de 200.000 IPs únicos por dia na última versão e crescimento notável, eles acham que a atual contagem baseada em IP é falha e gostaria de uma solução melhor.


Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário