FERRAMENTAS LINUX: O suporte ao SoC do i.MX8 está entrando no Linux 4.21 junto com outra plataforma ARM

sábado, 5 de janeiro de 2019

O suporte ao SoC do i.MX8 está entrando no Linux 4.21 junto com outra plataforma ARM




Confira !!



Alguns dias atrás, houve o principal pedido de envio do ARM para o kernel Linux 4.21 com o novo SoC e suporte ao board. Um segundo pedido pull do ARM foi submetido agora durante os momentos finais da janela de fusão do kernel 4.21 e oferece alguns recursos novos, mais notavelmente o suporte inicial do i.MX8 SoC.

Os desenvolvedores estavam apontando para o suporte do i.MX8 para o kernel Linux 4.21 depois que ele não estava pronto nos últimos ciclos, ao contrário de alguns planos antigos para obtê-lo em ~ 4.18. Mas agora, com o pedido de retirada enviado na sexta-feira por Olof Johansson, o apoio está agora em vigor.

Isso inclui o suporte inicial do NXP i.MX8 para o MX8MQ quad-core com quatro núcleos Cortex-A53 mais o Cortex-M4. Isso também inclui suporte para uma placa de referência / desenvolvedor i.MX8M EVK.

O projeto i.MX8 mais notável no momento é o smartphone Librem 5 da Purism utilizando este SoC. O suporte do SoC está em vigor para o kernel Linux 4.21, mas obviamente não há suporte ainda para o telefone nem para a nova placa de desenvolvimento do navegador.

Este pedido de pull também adiciona suporte para o RDA Micro RDA8810PL, que é baseado em um núcleo de processador Cortex-A5 com gráficos Vivante, Incluído é suporte para o OrangePi 2G e o OrangePi i86.

Completando o PR também estão algumas atualizações do quadro da Samsung, correções do driver TEE (Trusted Execution Environment) e algumas outras pequenas alterações de última hora.


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário